terça-feira, 22 de janeiro de 2013

LULA 2014, JÁ DEU PARTIDA, BOTANDO NA DILMA !


Notícia colhida do tradicional jornal do País, a Folha de São Paulo, versão on line, demonstra claramente que há racha no Partido dos Trabalhadores, de um lado a presidente Dilma e do outro lado o ex-presidente Lula, como foi comentado por mim, na matéria do dia 19 de janeiro último.  Vou além na minha análise, ele se prepara para suceder a presidente Dilma, já em 2014.  Leiam trechos colhidos do noticiário do jornal Folha e na sequência leiam o meu comentário no final do texto.

Ontem Lula organizou em São Paulo um seminário para discutir a integração da América Latina. Além de intelectuais de oito países, participaram integrantes do alto escalão do governo Dilma: o ministro da Defesa, Celso Amorim, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e o assessor da Presidência para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia. Fonte: Folha.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá a partir de fevereiro "jogar toda sua energia" na articulação política da base de apoio ao governo Dilma Rousseff, disse ontem o ex-ministro Paulo Vannuchi, diretor do Instituto Lula. Fonte: Folha.

"Lula vai jogar toda sua energia para a manutenção e a consolidação da aliança. Fazer uma agenda de conversas, ver quais são as questões, onde estão as disputas, como fazer para compor as forças", afirmou Vannuchi. Fonte: Folha.

Auxiliares afirmam que Lula não trabalha com a possibilidade de Campos romper com o PT, mas irá se empenhar junto ao socialista pela manutenção da aliança. "Ele [Lula] tem um papel político a cumprir na constituição da nossa base política e social para 2014", disse o ex-ministro Luiz Dulci, também diretor do instituto do petista. Fonte: Folha.

Paulo Okamotto, presidente do Instituto Lula, disse que o ex-presidente pretende se reunir com as bancadas do Congresso, como fez em 2011, no início do governo Dilma e antes da descoberta de um câncer de laringe, já tratado. Fonte: Folha.


Todos os colaboradores descartaram que ele pretenda voltar a se candidatar ao Planalto em 2014. Ele também teria dito que a possibilidade de disputar o governo de São Paulo, defendida pelo marqueteiro João Santana, não faz parte de seus planos. Já em 2018, após o eventual segundo mandato de Dilma, Lula poderia se candidatar, segundo Vannuchi, em caso de necessidade. "Se houver acirramento das contradições, crise nacional e ele despontar como polo de consenso para reaglutinar o país, aí ele se dispõe", afirmou. Fonte: Folha.

Com a possibilidade do lançamento da candidatura do Eduardo Campos (PSB), hoje aliado, à presidência da República, consolida-se as contradições como afirmou o presidente do Instituto Lula, texto em destaque negritado no parágrafo anterior.  Lula joga com a crise nacional, presumo, se referindo ao desempenho pífio da economia até a data da escolha do candidato à presidência em 2014, pelo PT.  Neste cenário desenhado, factível e provável, o nome do "consenso" dentro do partido seria ele, Lula.  Lula pediria de volta a cadeira ocupada, provisoriamente, pela Dilma.  Vai espernear, mas fazer o que? 

Assim vai formando a ala do Lula, ex-ministros Paulo Okamoto, Luis Ducci, Luciano Coutinho, além dos prováveis adesões do ministro Paulo Bernardo das Comunicações e do assessor da presidente Dilma, Marco Aurélio Garcia. Sendo a principal bandeira para alavancar a sua candidatura a administração da prefeitura de São Paulo pelo Fernando Haddad, seu "sobrinho".  Lula vai jogar todas as fichas no Haddad para consolidar à sua candidatura à presidência já em 2014. Podem me chamar de louco.  Veremos os acontecimentos posteriores, para avaliar a minha sanidade mental.

Lula 2014, já deu partida, também!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

6 comentários:

Ildefonso Borba Weingart disse...

Só a justiça poderia parar este camarada, mas o STF a cada dia q passa vai ficar c/ a cara do PT, os mensaleiros esperam p/ entrar com seus recursos e como teremos lá 2 novos Ministros, pode ser q até eles se livrem da cadeia, sobrando só p/ Marcos Valério, acredito q até o pessoal do Banco Rural sai limpo desta!

Isto é Brasil!

daniel disse...

Para Lula escapar das suas encrencas, só saindo candidato a Presidente da República. Aliados, tem. Votos, tem. Puxa-sacos, tem. Dinheiro, nem se fala. Se a oposição não trabalhar firme, denunciando as mazelas do governo e mostrando solução para os problemas e se ela (a oposição) não colocar o dedo na cara do PT, jogando duro como eles jogam; Lula ganha, de novo.

Daniel Cohen disse...

Caro Saka!

Estava na cara que ele não aguentaria ver o "sucesso" da Dilma. Ainda que ela seja um incompetente obtusa, que mal enxerga a distância do seu nariz, o povo a tem em alta estima, seja lá a burrada que faça. Isso esta matando o Lulla. Isso e mais a atitude distante que ela pratica, tanto quanto aos mensaleiros, como na questão RoseGate. Ele simplesmente deixou fritar sem dó!
Não bastasse isso, Lulla sabe que as garras da justiça, lhe chegam cada vez mais perto! Ele precisa da imunidade que o cargo encerra.
Talvez e só talvez, ele não participe da eleição,....se perceber claramente ser o perdedor.
Se forem para a luta, será ótimo para o Brasil! Um dos dois morre(politicamente) e nos livramos de 50% do problema.

Nice Veloso disse...

Eu acho que eles pensam assim... Falem bem ou mal de mim contanto que falem. O bom é ser notícia, ta nas redes, nos jornais... Sempre. Ha, ha, ha. E pensam mais... Eu quero que o mar pegue fogo pra eu comer "peixinho" frito. Acorda Brasil!

Inconformada disse...

É por isso que sou fã entusiasmada do Prof.Marco Antonio Villa! Ele,praticamente sozinho,tem feito inúmeros pronunciamentos mostrando quem é esse fulaninho que "se acha" o Rei do Mundo,esses tal de Lulla,que envergonha os brasileiros do Bem.
Fantástico o texto dele no jornal O Globo, sob o título
"Um cidadão acima de qualquer suspeita"!
Caso o Ministério Público seja coerente,já já esses cidadão "que se acha", fara parte do rol dos "FichaS Sujas" Vamos torcer!
@Lelezinha_09

POLÍTICA & ÉTICA disse...

Continua valendo o comentário que fiz no outro texto ...