quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

QUERO "MUJICA" PRESIDENTE DO BRASIL !



Vários líderes mundiais vivem em palácios. Alguns gozam de regalias como ter um mordomo discreto, uma frota de iates ou uma adega com champanhes vintage. E há José Mujica, o ex-guerrilheiro que é presidente do Uruguai. 


 Ele mora numa casa deteriorada na periferia de Montevidéu, sem empregado nenhum. Seu aparato de segurança: dois policiais à paisana estacionados em uma rua de terra. Em uma declaração deliberada a essa nação pecuarista de 3,3 milhões de pessoas, Mujica, 77, rejeitou a opulenta residência presidencial de Suárez y Reyes, com seus 42 empregados, preferindo permanecer na casa onde mora há anos com a mulher, num terreno onde eles cultivavam crisântemos para vender em mercados locais. 


 Para que a democracia funcione adequadamente, argumenta Mujica, os líderes eleitos deveriam ser postos um degrau abaixo. "Temos feito todo o possível para tornar a Presidência menos venerada", disse ele. Poucos poderiam imaginar que Pepe, como é conhecido, chegaria a esse cargo. Ele foi líder da guerrilha urbana Tupamaros, responsável por sequestros e assaltos a bancos. 


 As doações que faz o deixam com um salário em torno de US$ 800. Mujica disse que ele e a mulher, a senadora Lucía Topolansky, uma ex-guerrilheira que também esteve presa, não precisam de muito para viver. O Uruguai aparece consistentemente entre os países mais seguros, menos corruptos e menos desiguais da região. Sua economia continua crescendo confortavelmente, a uma taxa de 3,6% ao ano. 

Mas nem todos aprovam o estilo de Mujica. As pesquisas mostram que a popularidade dele está em baixa. Mas Mujica diz "não estar nem aí para isso". "Se eu me preocupasse com as pesquisas, não seria presidente", diz ele. 

Contrastando com a personalidade do José Mujica, a nossa presidente Dilma Rousseff segue a tragetória extamente oposta ao do presidente uruguaio.  Dilma, também, foi guerrilheira que lutou contra a ditadura miliar na mesma época que Mujica era ativista.  A trajetória de vida de muitas pessoas, na América Latina e no Brasil, entre os quais o sociólogo Fernando Henrique, ex-presidente da República, são muito semelhante.  Interessante considerar é a manutenção do ideário político e ideológico, da época da repressão, pelo Mujica, nos tempos atuais.  É uma lição de vida para os todos pretendentes à vida pública, independente da nação que pertence.

Ao contrário do Mujica, Dilma prima pela opulência e mordomia que o cargo lhe reserva.  Faz questão de usar em plenitude todos os benesses que o cargo de presidente lhe proporciona.  Mora no Palácio da Alvorada, simbolo do poder da República.  Usufrui, também, de residência de descanso, a Granja do Torto.  Tem escritório de apoio em algumas capitais do País, exclusivamente, para atender as suas demandas pessoais.  Utiliza-se do avião apelidado de AeroLula, uma opulência, apesar de empresa Embraer fabricar aviões que possa atender à altura da presidência da República.  Com tripulação feminina, para atender o capricho da Dilma presidente.  

Bem, os gastos. Os gastos pessoais e particulares da presidente da República são pagos com "cartões corporativos" e são secretos para a população, conforme legislação.  De informações colhidas pelo jornal Estadão, dão conta de que até mordomia para os bichinhos da presidência são custeados pelo contribuinte, esta informação se refere ao cãozinho da Marise Letícia.  

O montante, não sabemos dos gastos da Dilma, mas nos 4 anos do Lula, sob rubrica de presidência da República,  apenas com os cartões corporativos "secretos" foram gastos R$ 23 milhões.  Os gastos dos cartões corporativos da Dilma ainda não vazou para imprensa, mas pela demonstração de opulência, não deve ser muito diferente daqueles do presidente Lula. Os gastos com mordomia citado acima são apenas, os gastos com "cartões corporativos", sem considerar os gastos explicitados no Orçamento da União para cada rubrica como encargos da presidência da República.  

Curiosamente, há uma outro pararelo entre a vida do Mujica e a da Dilma. A mulher do Mujica é senadora da República, ex-guerrilheira que galgou o poder com os votos conquistados nas urnas.  Por outro lado, no Brasil, a companheira de cela da época da guerrilha, Graça Foster é nomeada presidente da maior estatal brasileira, a Petrobras. E para a desgraça do contribuinte, a Graça Foster, faz cara feia, mas é totalmente incompetente, tornando a Companhia sucateada.  Nota-se claramente que houve escolha por afinidade.

Dilma, o povo brasileiro quer "Mujica" presidente do Brasil !

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12



3 comentários:

Ildefonso Borba Weingart disse...

Muita coisa no Brasil precisa mudar, urgentemente, só q depende da sociedade, e a mesma tem boa parte vivendo do bolsa família, sendo q os atuais detentores do poder vivem ameaçando q se o povo votar em candidatos de outras legendas, os mesmos vão acabar c/ a tal bolsa! Evidentemente q isso é uma mentira a mais das muitas q são faladas diariamente pelas autoridades brasileiras, emfim, resta aguardar q o povo acorde e quem sabe um dia, viveremos numa democracia de verdade!

Daniel Cohen disse...

Caro Saka,..

O que hoje vemos, é a tal síndrome de quem nunca comeu melado, ao ter mel, lambuza-se a se perder,....

Mujica, ao meu ver, jamais daria certo em qualquer lugar do mundo, que nã no provinciano Uruguai. Convenhamos,...aquilo é uma chácara na América Latina e comporta certas excentricidades, que convenhamos, não cabem em outras paragens.

Diziam os filósofos, que a virtude, sempre mora no meio. Ou seja, nem a vida monástica do Mujica, tampouco os gastos desenfreados( e sem maiores vantagens para o povo), que ora acompanhamos no Brasil. Imagino que um presidente, deva sim, ter certos confortos,...fez por merecê-los afinal,..daí a seus cartões corporativos, serem objeto de segurança nacional, existe a trilha do crime,...

Maior exemplo para mim, não vem do Mujica e sim de Obama. Na festa da sua posse, serviram,...pasmem,..no jantar: Amendoim e salgadinhos de pacote! Isso em nome da crise que assola, a maior nação do planeta, em termos absolutos!

De qualquer forma,....percebo que o problema não esta na incompetente Dilma comer caviar,...a questão é, que uma imbecil de seu quilate, acaba arrotando coxinha de padaria,....

FERNANDO CANTANHEDA disse...

INFELIZMENTE MAS NÃO SURPREENDENTE A GUERRILHEIRA DILMA ERA UMA PESSOA DISPOSTA APENAS A TOMAR O PODER VALENDO-SE DO FALSO DISCURSO DO DOMINIO AO QUAL O BRASIL ERA SUBMETIDO POR POTENCIAS EXTRANGEIRAS EM ESPECIAL AOS NORTE AMERICANOS E A UMA SERIE DE OUTROS ARGUMENTOS DOS QUAIS ME ABSTENHO DE COMENTAR POR SEREM DEMAIS FANTASIOSOS E INVERIDICOS QUANDO NA REALIDADE ERA E SEMPRE FOI UMA COMUNISTA DISPOSTA APENAS A TER PODER PARA USUFRUIR DE SUAS VANTAGENS<PARA MIM ELA NUNCA PASSOU DE UMA GUERRILHEIRAZINHA NO SENTIDO MAIS PEJORATIVO DA PALAVRA E AGORA SE REVELA QUEM È REALMENTE E AINDA NOS MOSTRA OUTRA DE SUAS FACETAS A DE SUBMISSÃO INCONTESTE A SEU MENTOR O FAMIGERADO LULA QUE NUNCA EM SUA VIDA TRABALHOU SENDO SEMPRE UM AGITADOR PROFISSIONAL COM DESEJO APENAS DO PODER PARA DELE SE BENEFICIAR.EM TEMPO VEMOS PESSOAS PARAPLEGICAS ALEIJADAS DEFICIENTES FISICOS A PROCURA DE TRABALHO E TRABALHANDO E ELE O PAI DOS POBRES COM UMA PARCELA MINIMA DE DEDINHO LESIONADO SE APOSENTOU IMEDIATAMENTE PARA CONTINUAR A AGITAR METALURGICOS E OPERARIOS PARA FAZENDO-SE DE VITIMA CONTASSE COM O APOIO DAS CLASSES TRABALHADORAS SE INTITULANDO COMO SEU DEFENSOR.CANALHA HIPOCRITA E MENTIROSO HOJE O VEMOS INSTALADO NO PODER E TUDO FAZENDO DE MAIS SORDIDO PARA NELE SE MANTER.