sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OBRIGADO AMIGOS! 1 ano de blog.


Este blog completa hoje, 1 ano de existência.  Estou a comemorar.  Para um engenheiro que mal sabe expressar corretamente, usando linguagem coloquial e chula, já é uma vitória.  

O blog foi inaugurado com o objetivo de denunciar as mazelas da administração pública.  O objetivo deste espaço é fazer comentários sobre os últimos acontecimentos nas áreas de economia e política.  Ao longo de 1 ano, creio estar cumprindo o papel de analisar e comentar fatos que a grande imprensa nacional não faz.

Já estou no ocaso da minha vida, 68 anos.  Pessoal e profissionalmente já fiz praticamente tudo que tinha a fazer para o benefício próprio.  Já passei por situações de constrangimentos injustas, por expressar em pareceres, posições opostas aos interesses dos governos e de grandes corporações.  Felizmente, ainda, a justiça funciona neste País.  As coisas vão se ajeitando.

Ao longo da minha vida profissional, orgulho-me de ter exercido a carreira de magistério na Universidade Federal do Paraná, à convite, por período curto.  No mais, sou da área de construção civil e de obras públicas, originariamente.  Tive habilitação em Economia e Estatística, dentro do curso de engenharia.  Sou pequeno investidor desde 1971.  Já atuei no mercado financeiro, dentro e fora da bolsa. Está aí, o meu breve relato.

São 45 anos de chão de fábrica! Vivi intensa e diretamente os bastidores da política, os bastidores do poder econômico.  Prestei consultorias para empresas saírem de situações de desconforto.  Vi com os meus próprios olhos, o sub-mundo dos poderes públicos.  Vi também, as coisas corretas acontecerem na administração pública.  Tenho olho de águia. Enxergo quase tudo o que acontece atrás dos biombos dos Palácios, as coisas boas e as coisas más.  

Ultimamente, o que se vê muito na administração pública é muita falácia, muita espuma, muita fantasia, muita mentira.  Quando ouço discurso de algum político ou alguma autoridade, enxergo o que eles querem "passar" para o povo e a verdadeira "intensão" daqueles anúncios. Utilizam-se muito palavras e frases de efeitos, novos, para dissimular situações opostas. Fico triste, quando vejo que o mal exemplo vem de cima, ou precisamente do topo do poder da República.  Diz-se uma coisa, mas a intensão é exatamente oposta.

Não vou competir com os jornalistas, analistas, articulistas, notáveis economistas, poderosos empresários e muito menos com a poderosa mídia, mas apenas complementar as opiniões e ponto de vistas de cada um.  Creio, assim, estar contribuindo com a pátria, ao contrário de muitos que me criticam.  Nem sou ave de rapina e nem tenho vacação para ser herói.  O espaço de comentários, no rodapé de cada matéria, está disponível para expressar tecer toda e qualquer consideração, mesmo que seja contra o conteúdo postado por mim.  É assim que funciona a democracia, creio eu.

Estatística de hoje: a) número de matérias: 568, b) número de seguidores: 426, c) número de comentários: 873 e d) número de visitas: 116.792.  Uai, para mim, está mais que bótimo!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

Um comentário:

Sonia Salim disse...

Parabéns, Prof. Sakamori, pelo 1º aniversário do blog!!! Continue escrevendo porque nós estamos sempre aqui lendo e comentando quando a notícia nos fala alto no coração.

Sucesso! Abraços!

Sonia Salim