segunda-feira, 14 de maio de 2012

CRISE DA GRÉCIA BALANÇA BRASIL

Mercado financeiro, hoje, está muio nervoso, por conta da dívida grega.  É possível que haja novas eleições na Grécia para poder formar um gabinete com certa credibilidade.  O povo grego está nervoso com os cortes de gastos do governo. O governo grego deve cortar os gastos, conforme promessa feita para com o mercado financeiro, para poder se beneficiar do desconto aceito pelos credores de aproximadamente 50% do valor que deve ou que devia.

No cenário mundial a Grécia é 34ª economia do mundo, com PIB de E$ 380 bilhões, ou equivalente a R$ 970 bilhões.  Significa que a economia grega representa, grosso modo, 25% do PIB brasileiro.  

O fusuê do mercado financeiro é causado por pequeníssima Grécia.  Bolsas globais despencando.  Bovespa acompanhando a queda do mercado mundial.  Não só o índice Bovespa está despencando, como o Dólar no mercado brasileiro está subindo significativamente. Pelo andar da carruagem, o Dólar está mirando o R$2,40 que é onde deveria estar.  Se vai chegar neste patamar logo, não sabemos.  Mas o fato é que Dólar Barato não faz mais parte da estratégia econômica da Dilma.  

A Dilma jogou tanta praga à Merkel, há questão de 2 meses, disparando palavras não tão elegantes como classificar a Angela Merkel de fazer parte dos canibais, com enxurrada de Dólares apreciando o Real.  Pois, agora, o movimento é inverso.  O Dólar está apreciando.  Aplicada a correspondente teoria da Dilma, agora os papeis se inverteram.  A Dilma, agora, faz parte dos botocudos canibais!  Louco para comer carne da Merkel e do Hollande. O fato é que a Dilma cuspiu para cima e agora colhe!  

Para vocês entenderem, o crash de 2008, ainda não acabou.  Isto pode perdurar com algum tempo.  Talvez, não funcione mais dentro do país, aqueles programas do Lula aplicados em 2009, ou seja Crédito Fácil para o povo, com renúncias fiscais de linha branca e automóveis.  O povo, já comprou 2 geladeiras, 2 fogões e já está entupido com o financiamento de veículos.  O endividamento do povo, nos governos Lua e Dilma saltou de 23% para 52%.  Será que o povo aguenta novas medidas que está sendo preparada pela Dilma, uma espécie de repeteco das do Lula?

Se eu fosse piloto, diria que estou vendo nuvem CB no horizonte.  Fiquemos atentos ao desdobramento.

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR. Twitter: @sakamori10

Nenhum comentário: