quinta-feira, 28 de junho de 2012

PETROBRÁS, FRATURA EXPOSTA !

A presidente da Petrobras, Graça Foster, reafirmou em uma apresentação a investidores e analistas em Nova York que os erros cometidos na construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, não serão repetidos. A refinaria está três anos atrasada e vai custar nove vezes mais do que a projeção inicial quando concluída. Fonte: Folha.

Perguntada por mais de um investidor se os próximos projetos de refinarias da companhia poderiam ter problemas como a de Pernambuco, Graça foi mais uma vez taxativa ao criticar o projeto iniciado pelo ex-diretor demitido da empresa Paulo Roberto Costa.  Segundo Graça, a refinaria Abreu e Lima "foi uma lição a aprender". Fonte: Folha.

O que a Graça Foster não revelou é que a PDVSA do Hugo Chavez é sócia em 50% da Refinaria Abreu e Lima, cujo capital ainda não inegralizou.  Bem, sob administração da Petrobrás, a construção já está atrasada em 3 anos e seu custo multiplicado por 9 vezes, conforme Foster.  Resta saber se o Hugo Chavez vai pagar os 50% do custo projetado ou 50% sobre o custo com famosos aditivos.  Certamente a PDVSA não vai pagar a incompetência da Petrobrás admitida pela própria presidente da Companhia. Resumindo, Hugo Chavez vai pagar 1/9 do que vai custar a Refinaria e vai mandar em 1/2 e auferir lucro sobre 1/2. Logicamente o prejuizo quem vai pagar, no primeiro momento pelos acionistas minoritários e no final das contras sobra para os contribuintes.

Mesmo com o ajuste realizado na sexta-feira para os dois combustíveis (aumento de 7,83% para a gasolina e 3,94% para o diesel), os preços da Petrobras continuam defasados em relação ao mercado internacional.  Se a Petrobras não conseguir cumprir a premissa básica do seu Plano de Negócios para o período 2012-2016, de atingir a paridade dos preços do mercado interno com o mercado internacional, o plano terá que ser ajustado, afirmou o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa. Fonte: Folha.

Quando a Dilma reajustou os combustíveis para a Petrobrás na refinaria, eu coloquei na matéria anterior, que os analistas consideravam os reajustes insuficientes poque a defasagem estava em 26%.  Está aí, a confirmação pública de que os analistas tinham razão.  Está cristalino a fala do diretor da Petrobrás, na Road Show que fez a Diretoria da Petrobrás em Nova York.  Escancarou de vez a fragilidade da Companhia. Qualquer bobeada, pode explodir como a Companhia Petrolífera do Eike Batista.  

Resumindo, estão "sucateando" a Petrobrás!

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.da UFPR.
Twitter: @sakamori10 

3 comentários:

sergio disse...

Querido amigo, Saka! Suas mat�rias e coment�rios, como sempre, s�o excelentes. Est�o sucateando a Petrobr�s, a Educa�o, a Sa�de, o Transporte, etc... Ali�s, est�o sucateando nosso pr�prio pa�s (Brasil). Que Deus nos proteja de tanta roubalheira e incompet�ncia :)

IvoM disse...

Projeto mal feito, ou projeto não-feito? (alguem comeu o dinheiro do projeto e entregou um monte de m****). Não haverá aditivo na sociedade com o Chavez? Seria uma boa desculpa para colocar a PDVSA fora do negócio, uma vez que provavelmente eles não vão cumprir a parte deles.
Incompetencia GALÁCTICA!

R. Mecca disse...

É muito fácil chutar cachorro morto, como o fizeram com o destituído Engº Paulo Roberto Costa! Por anos, foi presidente da Petrobrás e, certamente, não cometeu somente erros catastróficos como o dessa refinaria. Em sua gestão a Petrobras se tornou ainda mais uma multinacional brasileira, perfurando pelo mundo e crescendo. Nunca é de um presidente da Petrobras a associação com empresas estrangeiras para construção de refinarias. Isto faz parte da política governamental. De onde partiu a idéia de ter a PDVSA como sócia? Quem deveria cobrar a integralização do capital societário? Quem pode afirmar que uma obra pública planejada por um governo mal intencionado ou incompetente tem seu custo final exatamente como projetado? Vide as obras do PAC 1, muitas delas tansferidas para o PAC 2, que já devem ter gasto mais de 50% do projetado, com muito menos produzido? Em quem jogarão a culpa? Na ex-mãe dos PAC´s? Claro que não, afinal ela agora é nossa presidente. Se não fosse eleita e tivesse retornado à obscuridade inicial, não haveria dúvida que pagaria o pato. Como? Com a humilhação que se expôs o Engº Paulo Roberto Costa, um excelente e íntegro técnico de carreira na Petrobras!