quinta-feira, 14 de junho de 2012

PETROBRÁS NA SINUCA DO BICO !

A geração de caixa da Petrobras está abaixo do previsto e, se não forem tomadas medidas de correção, o plano de investimento da estatal pode ser afetado. A estatal reivindica reajuste de combustíveis para recompor seu caixa e, com isso, garantir a manutenção do ritmo de investimentos. O atual plano previa investir US$ 224 bilhões entre 2011 e 2015. Fonte: Bol notícias.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, já havia avisado sua chefe, a presidente Dilma Rousseff, que a estatal estava com sua capacidade de elevar investimentos comprometida por dois motivos: defasagem no preço dos combustíveis e valorização do dólar. O aumento da cotação do dólar atinge a estatal porque ela tem dívidas no exterior e importa gasolina e diesel para suprir o mercado interno. Fonte: Bol notícias.

A presidente Dilma espera contar com a empresa para alavancar o ritmo de investimentos do país a fim de tentar reaquecer o crescimento da economia brasileira. O Palácio do Planalto está preocupado com o risco de o país crescer em 2012 abaixo do registrado no ano passado, quando o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro cresceu apenas 2,7%. Fonte: Bol notícias.

A reportagem do portal Bol, já diz tudo, a Petrobrás se encontra na sinuca do bico.  Se manter o preço do combustível a empresa fica seriamente comprometido na sua situação financeira e patrimonial.  Se aumentar o preço da gasolina, pega mal, no ano de eleições.  Quem paga o pato é o pequeno investidor que comprou ações da Petrobrás.

Do que conheço do governo Dilma, posso apostar que a Petrobrás não vai aumentar o preço da gasolina na ponta do consumidor, nem que tenha que cortar a CIDE, antes das eleições municipais.  Após as eleições de outubro, é 100% certo que o aumento virá.

Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof.UFPR.
Twitter: @sakamori10 

3 comentários:

Mery disse...

Preocupada.
E quem tem ações da Petrobrás?
Tenho um tio que há muito tempo investiu em ações(Petrobrás e Vale), é aposentado e tá muito preocupado, aquilo que ele investiu já está pela metade(?) Não entendo bem, mas o senhor q é mais esclarecido na questão, me diga: há alguma perspectiva boa, ou seja será que vão perder tudo(os investidores) ??

ABRAÇOS.
OBRIGADA, SOU SUA SEGUIDORA.
Mery* tenho blog também .

Wilka Seto-Gehlen disse...

Ossami querido amigo, esse é um ano preocupante para nosso país. Isso porque estamos "300%" preparados...Valha-me Deus!
Imagine meu caro, se tudo está assim agora, junho, calcule o que será após as eleições?!! Quando soltarão as altas, aumentos, corrupção, impostos e mais outros bichos da mitologia brasileira?!
Abraços e bom dia!

slaresende disse...

Sakamori. Seu artigo mesmo pequeno toca nos pontos mais importantes da política com a Petrobras.
Não existe saída a curto prazo para a empresa pois como diz o ditado "Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come" e como neste ano aumentar gasolina tem também impacto eleitoral, continuarão pagando as contas os investidores. O que preocupa é o impasse para os investimentos necessários para o pré sal.