quarta-feira, 18 de julho de 2012

DILMA COM HELICÓPTERO VOADOR NOVINHO EM FOLHA


A presidente da República, Dilma Rousseff, passou a contar a partir desta quarta-feira (18) com um novo helicóptero. A aeronave, com capacidade para transportar 10 passageiros e três tripulantes, foi entregue ao GTE (Grupo de Transporte Especial), em cerimônia nesta manhã na base aérea de Brasília. Fonte: Folha.


De acordo com o Ministério da Defesa, o helicóptero possui autonomia de quatro horas e trinta minutos de voo e alcance de 630 milhas náuticas. Batizado de VH-36 Caracal, o equipamento faz parte do contrato de R$ 5,2 bilhões com a Helibras, para a construção de 50 unidades para as frotas da Presidência da República (2) e Forças Armadas (48). O ministério não soube informar o valor da aeronave, conhecida internacionalmente como EC-725.  Fonte: Folha.


Exercício da presidência da República, é como exercício de sacerdócio, impregnado de simbolismo.  Pega mal, neste momento de negação de aumento ao funcionalismo público, dos professores das universidades federais e no momento que estamos falando em estagnação, do PIBinho, da falta de vacinas contra gripe suína, entre tantas mazelas do governo, fazer a troca do helicóptero de transporte da presidência da República.  Segundo a notícia, daqui a um ano vai receber o segundo, novinho em folha.


Quanto se trata de atendimento da população, tem mais propaganda do que qualquer coisa.  Se um estrangeiro, apenas assistir as propagandas do governo federal, vai achar que o Brasil é país muito mais avançado do que os europeus. Vejam as propagandas: Brasil sem Miséria, Minha Casa Minha vida, Brasil maior, Brasil Carinhoso, Programa de Aceleração de Crescimento, Trem Bala, Belo Monte, Norte-Sul, Transnordestina, Transposição do Rio São Francisco, Combate à seca do semi-árido, Programa Cegonha e por aí vai.  E de quebra CréditoFácil, CréditoBarato, geladeira à vontade,  automóveis em promoção.  Que maravilha de país!  


Atrás de tudo isto, está o povo sofrido. Povo que acorda às 5 horas de manhã, pega metropolitano apinhado de gente, para chegar no serviço pontualmente às 7 horas.  Quando chega de volta em casa, já à noite, mal consegue ver crianças acordadas.  É uma rotina dura, para ganhar o mínimo necessário para subsistência., porque o salários já está comprometido com o CréditoFácil.  E quando necessita de serviço público, tudo é deficitário.  É um jogo de empurra entre a união, estados e municípios.  Uma briga entre as diversas siglas de partidos, uma sopinha de letras, como se o povo fosse responsável por elas.


Presidente, se o helicóptero que utiliza já estava sucateada, substitua-o com discrição, dentro da rotina burocrática do Estado.  Não fique esfregando na cara deste nosso povo sofrido, o seu conforto, a sua soberba, como se o país fosse monarquia e a Senhora a Rainha do Brasil.  Vamos baixar a bola, vamos?


Ossami Sakamori, 67, engenheiro civil, foi prof. da UFPR
Twitter: @sakamori10

Nenhum comentário: