domingo, 14 de outubro de 2012

NATAL DE 2012 SERÁ O MELHOR DOS ÚLTIMOS TEMPOS!


Prever melhor Natal dos últimos anos para o comércio varejista dá impressão de que é um prognóstico temerário.  No entanto, apresento aqui algumas razões para afirmar que isso realmente vai ocorrer, apesar do PIB anualizado dos últimos 12 meses estarem apresentando número pífio, pouco acima de 1,5%.     

Apesar de número de contratações dos trabalhadores do ano corrente, não ser tão significativo, até por conta do pífio crescimento do PIB, contrastando, o crescimento da massa salarial acompanhou o índice inflacionário dos últimos meses, isto é, ligeiramente acima de 5%.  O crescimento PIB do último trimestre deste ano foi previsto neste blog, entre 4% a 5% devido aos fatores citados na matéria anterior.  

Outro fator é que o cenário externo vai desanuviando aos poucos, conforme vou comentar na matéria posterior a esta, criando um certo grau de confiança ao consumidor para gastar do que poupar.  O povo já sentiu também a volta da inflação, previsto para próximos meses ultrapassar os 6% aa, motivando desta forma a antecipação das compras.  Isto tudo tem efeito "manada", um verdadeiro "espírito coletivo" para o consumo.  

Somado aos fatos já mencionados, as vendas feitas pelas lojas no Dia da Criança, mostrou um dado curioso, que certamente repetirá nas vendas do Natal.  Nas vendas desse Dia, o preço unitário de cada presente, quase que dobrou, segundo dirigentes lojistas.  O que acaba de certa forma aumentando o volume financeiro de vendas muito acima do crescimento normal.  Diante da constatação as vendas de Natal deste ano deve superar em 10% com relação ao volume financeiro de vendas do ano de 2011.  Isto já é estupendo! 

A presidente Dilma, preocupada com sua popularidade, nada fará para reter o movimento de consumo, até porque faz parte da estratégia de crescimento do país adotada por atual equipe econômica comandada pelo ministro Mantega.  Que se dane a saúde financeira da Petrobras! Que se danem os investimentos em educação, saúde e segurança pública!  O que importa para a Dilma é ver o povo feliz com as gastanças, tal qual fizeram os dirigentes gregos e espanhóis, no passado recente. Dá-lhe Red Bull ! Vamos ver, no que vai dar, lá na frente.

Mas... o Natal de 2012 será o melhor dos últimos tempos!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

Nenhum comentário: