sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PETROBRAS. VENDENDO ALMOÇO PARA PODER JANTAR


Apenas, confirmando as matérias já postadas por mim, neste blog.  A Petrobras passa por série de dificuldades para geração de caixa, por conta do represamento de preço dos combustíveis na ponta do consumidor, ou seja na bomba de gasolina.  A situação se criou porque a Petrobras faz função de contensão da inflação da política econômica da presidente Dilma, abandonando a política de preço "paridade" adotado no mundo inteiro.  As consequências da nova política de "convergência" levou a Petrobras na situação de penúria. Em ditado popular diz para esta situação: "vendendo almoço para poder jantar".
 

A Petrobrás criou um comitê formado por membros de seu alto escalão para averiguar e otimizar o cumprimento de seu plano de desinvestimentos no exterior, estimado em US$ 14,8 bilhões até 2016, afirmou nesta quinta-feira a presidente da empresa, Graça Foster. A criação do grupo foi aprovada em reunião da diretoria realizada na quarta-feira.Fonte: Estadão.

Os desinvestimentos feitos pela companhia, ou seja, a venda de ativos no exterior - como blocos de áreas de exploração nos quais a Petrobrás detém participação, por exemplo - visam a gerar caixa para aplicar os recursos obtidos, especialmente, na exploração do pré-sal, uma das principais metas da Petrobrás pelos próximos anos."O intuito é otimizar o cumprimento do plano de desinvestimentos de 2012 a 2016", disse Foster a jornalistas em um evento da revista britânica The Economist, em São Paulo.Fonte: Estadão.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT. Twitter: @sakamori10

Nenhum comentário: