sábado, 30 de março de 2013

AÉCIO NEVES não é BARACK OBAMA!



Aécio Neves, melhor que seja o o político, mesmo sendo neto do Tancredo Neves, ex-governador do estado de Minas Gerais e atual Senador da República, não é, ainda "o cara" do Obama.  Seu currículo não tem nenhuma semelhança com ao do presidente Obama dos EEUU.  Veja o que deu na notícia, na Folha de São Paulo.   

O PSDB vai trazer um dos estrategistas da campanha do presidente dos EUA, Barack Obama, para ajudar a construir a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência da República em 2014. A costura para trazer David Axelrod, um ex-alto funcionário da Casa Branca e conselheiro político das campanhas presidenciais de Obama, foi feita pelo novo marqueteiro do tucano, Renato Pereira, com ajuda do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso --que tem proximidade com o ex-presidente norte-americano Bill Clinton. Fonte: Folha.

Comentário.

Aécio Neves, existe para os mineiros, mas, para demais estados da federação é "mais um" que vai disputar o cargo de presidência da República.  Os mineiros devem conhecer os méritos e deméritos do Aécio Neves, pois dizem imprensa que ele é carioca/ mineiro.  Ele é um desconhecido fora do PSDB.  Mais ou menos como o Eduardo Campos, PSB, governador de Pernambuco. Fora dos seus estados e fora dos seus partidos, para a população é um "desconhecido".

Ao contrário, segundo sua biografia, o presidente Obama foi advogado dos sindicalistas, militou na área sindical na maior cidade dos EEUU, qual seja Chicago.  Chicago para os EEUU é como cidade de São Paulo para o Brasil.  Obama, foi senador da República, antes de se candidatar à sucessão do George Bush, filho. Além de tudo, em sendo negro, se identificou com a minoria.  Parece que a semelhança com o Aécio Neves, tem muita distância.

Realmente, marketing vale muito.  Dilma Rousseff nunca foi político militante, nem sequer foi um deputado, mas com o apoio do presidente Lula se elegeu com grande vantagem.  Fernando Haddad, foi um medíocre ministro da Educação, mas foi eleito prefeito do maior cidade do Brasil e da América Latina com marketing bem feito.  Talvez, até seja mais fácil para o marqueteiro vender o produto Aécio, porque é fácil de construir uma imagem como bem entender a um político com pouca liderança.  Pode ser que funcione, mas pode ser que não.

Eleições nos EEUU é diferente daqui.  Lá as eleições são facultativas, só vota quem tem interesse.  Tradicionalmente, o país de lá, funciona como bipartidarismo, entre Democratas e Republicanos, há mais de 200 anos!  Aqui no Brasil, as eleições são obrigatórias.  Aqui é diferente de lá, funciona mais de 30 partidos.  Não há ideologia partidária. Os partidos políticos no Brasil é um conglomerado de interesses, financeiros.  

Sim, o Lula foi um fenômeno, assim como foram Juscelino Kubitschek e Getúlio Vargas.  Eles souberam manipular o povo, cada um da sua maneira.  Eles próprios foram os seus marqueteiros, sem noção de sê-los, sendo eles prórpios o produto de marketing.  A presidente Dilma é longe de ser um produto fácil de vender, depende exclusivamente do seu perfomance no exercício da presidência.  O Aécio, tem tipo playboy, frequentador da vida noturna, com as suas tietes.  Pode ser positivo, mas pode ser negativo, a sua maneira de viver.

O Aécio Neves, quando governador de Minas Gerais, fez alianças com o presidente Lula.  Nunca foi crítico contundente da política econômica do governo Dilma, como eu mesmo faço desde o primeiro mês da administração.  Como que, de repente, tivesse descoberto, mirou a metralhadora para a política econômica da Dilma, desde que decidiu ser candidato.  Ele é político oportunista, na minha concepção. Tão oportunista quanto o seu oponente José Serra, dentro do seu partido.

Espero que a próxima campanha eleitoral não seja baseada apenas em "motes" de campanha.  Motes são aquelas frases de efeito, que não traduz muita coisa, mas são ingredientes que não faltam nas campanhas produzidas pelos marqueteiros, notórios, das campanhas presidenciais.  Fico triste que a preocupação número 1 dos candidatos ao cargo máximo da República esteja focada nos marqueteiros.  

Outra coisa, o Brasil não está preocupado com confronto de pessoas e de grupos.  O povo está preocupado com a sua vida, com o seu cotidiano.  O sistema de saúde falido, com baixo investimentos em educação e na segurança pública tanto na área criminal quanto na área de trânsito, são área explosivas.  O Brasil cresceu, como sempre cresceu, em todos governos, inclusive nos governos militares. É vocação do Brasil.  Mas a infraestrutura não acompanhou o crescimento.  Os sucessivos governos, inclusiva o da Dilma, esqueceram de investir em infraestrutura.  

Dizer que o governo do PT fez, mas vai fazer mais, é um mote um tanto sem graça, sem brilho.  São os discursos, por hora, dos candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos.  Por enquanto, não enxergo como alternativas ao governo Dilma, mas cheira mais como continuidade da política econômica e social "furada" do governo Dilma.  Por enquanto, Aécio Neves, não me convenceu para que veio.  

Aécio Neves não é Barack Obama!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

2 comentários:

Unknown disse...

Nobre Sakamori:

Pelo assunto acreditei que o pessoal do PSDB, tivesse algo a falar, pois, a tietisse com o Alvaro Dias é digna de registro!

Realmente, o Alvaro Dias, é merecedor dessa unanimidade demonstrada no Twitter, e lamento que, infelizmente, não possa tê-lo no meu autofágico DEM, que por imposição querem que eu assuma!

Ele empolga, com sua contundência característica, com sua magnifica atuação parlamentar, com sua oratória e com seu infindável conhecimento sobre os problemas de nosso país!

Estou parecendo também um tiete, e, não é nada disso ! Admiro-o pela honestidade, caráter, e infindável espírito público!

Mas, o assunto é o Aécio!

Uma pessoa que passou pelo sufrágio para Governador de seu Estado, e, conseguiu eleger seu sucessor, assumindo uma cadeira no Senado, há que ser respeitado!

No entanto, verificamos que a manutenção dos mandatários do partido, continuam se revezando para a postulação da Presidência da República, orquestrados pelo FHC !

O corpo mole da eleição do decentíssimo Geraldo Alckimin feito pelos 4 (quatro) cavaleiros do apocalípse, que eram, Tasso, FHC, Aécio, e o José Serra, deverão agora, sem muita segurança nessa desconfiança, receber o troco do Alckimin!

Digo sem segurança, porque a decência daquele homem, talvez não o permita agir na mesma moeda!

Mas, o pior, que eu acredito ser, é ver que novamente, insistem em pessoas com proximidade com o domínio do partido! Auxiliam o adversário, mas, não permitem que novas lideranças surjam e se apresentem ao eleitorado!

Ratifico minhas afirmações já feitas, sobre Alvaro Dias, Arthur Virgilio Neto, dois homens de partido, serão capaz de cairem por defenderem intransigentemente, os postulados dessa agremiação montada por Mario Covas, por José Richa!

É lamentável vermos que auxiliam seus adversários e caçam seus lideres natos de nós que sufragaremos nas eleições do ano que vem!

Particularmente, não gosto do FHC, acho que outro que sofre com esse quaze assumido membro da Academia Brasileira de Letras, é o Zé Serra !
Dona Ruth segurou muita barra nesse sentido!

Aliás, que falta faz essa grande brasileira!Era a única que segurava o FHC e suas megalomanias!
Pelo menos, assim entendida por mim!

Na matéria li que estaria vindo um marqueteiro dos Estados Unidos para a dita campanha do Aécio!
Isso não me faz estranhar, face as amizades e os compromissos do nobre FHC, com o pessoal sério dos Clinton! Soma-se isso com a privatização feita, e, bem podemos imaginar o que virá!

Enfim, nada contra o Aécio, contra o FHC, tudo, e prefiro, mesmo não pertencendo ao partido, como já disse, apresentar o Alvaro Dias, ao eleitorado, pelo seu sucesso como Governador, como Deputado, e hoje, como Senador da República.
Que não cometam essa estupidez, pois que, me parece que o Serra também não está feliz, e assim, aproveitando um momentaneo racha no PSDB paulista, o PSDB do Paraná deveria se insinuar, pois que, não são meros captadores de votos para a legenda, e compor uma chapa para a convenção nacional, trazendo em seu bojo, entre outros, o valoroso Arthur Virgilio!

Não esqueçam do Eduardo Campos, que virá com um rolo compressor sobre os espaços deixados pelas esquerdas, e esse, também tem a seu favor o pedigree de Miguel Arraes, e as esquerdas da BAHIA ao MARANHÃO!
´
Já tendo falado demais sobre quem não conheço, peço que me perdoe, pois, de todos, gostaria de ter o meu ZE AGRIPINO OU O ALELUIA para eu votar, retornando o velho PFL!

Agradecendo a oportunidade de expressar alguns pensamentos e alguma experiência nessa atividade, desejo a todos, primeiramente, a indulgência para com esse aprendiz de comentarista, e segundo, que Deus os ofertem uma explendorosa Pascoa, com felicidade, harmonia e muito amor!
Com carinho, MARKITO DE SOUZA,65, fundador do PFL

Unknown disse...

Jesuusssssssss!!Aleluia??!!ja havia escrito meu comentário, com "apagaoDaCpu" perdi tudo, lendo agora o seu comentário Markito...vou comentar o q?? vi outro dia q é DEM,mas, hj...querDizer q como eu, também, 25 neles??ando preocupada com essas "sucessões" tanto Brasil, quanto Bahia...
Lula, tentou, tentou e tentou, o povo votou, muitos pelo "diferente", outros pelas "promessas" e outros!!???Com Dilma tendo o ex como padrinho,diante dos "marqueteiros" de verdade e os de plantão,astúcia, esperteza...e do mundão de pobres de grana,inteligência, cultura e ACOMODAÇÃO MESMO...ela levou...Para muitos o Pais vai muito bem, até para alguns q conheço e nao nao sao nada pobres,nem incultos, nem ignorantes...nem fazem parte dos GOVs, nao consigo entender, mas, o q seria do "AZUL se TODOS GOSTASSEM DO VERMELHO"???(Amém, para todos nós):)Celly Mattos