segunda-feira, 8 de abril de 2013

AÉCIO NEVES é CANDIDATO À PRESIDÊNCIA?



O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou, em um discurso inflamado neste sábado, 6, durante congresso estadual do PSDB paulista, que o partido "tem tudo para vencer (em 2014)" caso resolva o dilema da unidade interna. "O primeiro passo é a unidade. Cansei de ver o PSDB dividido. Chega!", disse ele, gritando, diante de uma plateia de dirigentes e militantes. FHC é um dos defensores da candidatura do senador mineiro Aécio Neves, que enfrenta percalços internos diante de resistências do ex-governador José Serra em apoiá-lo na disputa presidencial. Fonte: Estadão.

Comentário.

Como afirmara FHC, o problema do PSDB é o dilema da unidade interna.  Aécio Neves, candidato à presidência do PSDB e pré candidato à presidência da República, foi lançado à cena pelo ex-presidente FHC, segundo sabemos pelas notícias de imprensa.

Quem atrapalha os planos do Aécio é o ex-governador José Serra, que tem planos de se candidatar à presidência da República mais uma vez.  José Serra é conhecido pela sua intransigência nos seus objetivos particulares.  Quando ele quer, não tem quem tire a ideia do Serra.  Ele é conhecido por ter personalidade individualista.  Se o partido do Aécio, o PSDB, depender das decisões do Serra, pode sepultar a candidatura do Aécio à presidência da República.

Segundo temos notícias, o Aécio fez bom governo, pelo menos as pesquisas feita no final do seu segundo mandato mostrou isso.  Ele foi governador do estado de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do País.  Aécio para viabilizar sua candidatura precisa do apoiamento do governador José Alckmin.  Alckmin tem boa avaliação do governo de São Paulo, primeiro em colégio eleitoral do País, querendo ou não seus adversários.

Falta ao Aécio Neves, 53 anos, neto de Tancredo Neves, o ímpeto e a  vontade de ser presidente da República.  Sua atuação no Senado Federal chega a ser medíocre.  Os senadores Alvaro Dias e Aloysio Nunes, são mais atuantes e exercem o papel de oposição ao governo Dilma.  Quem sabe, fosse mais indicado para candidatura do PSDB para presidência um deles, o senador Alvaro Dias do Paraná ou senador Aloysio Nunes de São Paulo.  E por que não chapa composta por ambos?

Assim como venho fazendo até aqui, estou apenas a analisar o quadro sucessório.  O partido na qual estou filiado, o PDT, nem candidato à presidência tem, pelo contrário, está fazendo parte da base de apoio da presidente Dilma, contra minha convicção.  

Aécio Neves é candidato à presidência da República?

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

2 comentários:

Eduardo Marinho disse...

Aécio Neves é obviamente candidato, mas mineiramente diz que tudo tem seu tempo certo, pois a campanha só teve início antecipado porque Dilma teve de lançar candidatura a reeleição prematuramente para afastar o fantasma de Lula que rondava o PT. Álvaro Dias, defensor feroz de Serra, faz oposição a Dilma e a seu adversário paranaense e governador Beto Richa, desde que perdeu a condição de ter sido candidato ao governo. Tanto ele, como Aloysio e Serra não são homens de partido e sim tem projetos pessoais, no caso o da presidência a Serra e governo a Álvaro Dias no Paraná, independente da decisão da maioria tucana.
Eduardo Marinho

Unknown disse...

Nobre Sakamori:
Perder como, uma oportunidade dessa para azedar o caldo pessedebista, que para sorte do seu grande "inimigo" segundo êles, recebe do FHC, o melhor presente para a campanha de 2014!
Essa arrogancia e pretensão do FHC, somente Dona Ruth, conseguia amainar, portanto, cometerá seus desatinos, pois que, não tem mais ninguém para contê-lo !
Ah ! o Antonio Carlos Magalhães, também, quando em vez, o tirava de algumas arapucas!
O Serra, só contava com Dona Ruth, segundo sei, e o nobre e ético Alckimin, esperimentou na eleição em que foi candidato, o dissabor de ter contra si, o FHC, AECIO, SERRA, E TASSO ! Pode até não fazer a mesma coisa, mas, repito, não estará com todo o folego para se jogar na campanha!
Como muito bem foi dito pelo comentarista acima, o Eduardo Marinho, desde que o Mario Covas, o José Richa, e até o Montoro se foram, o arauto da moralidade, o professor de Deus, o catedrático e privatizador FHC, implementou o confisco do partido, acomapanhado que o é, por uma orla de egoitas, narcisistas, e ambiciosos que almejam o poder para se locupletarem , também !
Portanto um satélite para o Super Rei, é tudo que precisa,pois, o Sergio já não está mais aqui!
Agora se o Aécio será ou não candidato, se os acontecimentos não o atropelarem, ocorrerá o mesmo que no PDT, sai vencedor os donos do partido, mas sua base, que não está sendo consultada, estará do lado oposto!
E aí, terão que aturar mais quatro anos de PT, o que farão rasgarem as roupas!
Isso é um relato e impressões minhas, pelo pouco que conheço desse pessoal que tem ocupado a mídia como postulantes a Presidência da República!
Como você, sou de outro partido, pois acompanhei o nobre MARCO MACIEL, no PFL, e, talvez, talvez esteja errado nas minhas impressões!
Mas, insisto, o caminho para a campanha passa pelo Paraná, e, estranhamente, pela primeira vez, vejo alguém agredir o Alvaro Dias, que tem tido uma atuação magnifica de oposição no Senado Federal contra o Governo Petista!
Coisa aliás, que considerava quase impossível, depois do Arthur Virgílio, que teve sua cabeça exigida pelo Presidente Lula, nas eleições de 2010, quando perdeu seu mandato para o Senado no Amazonas!
Vamos ter ainda muita agua para passar sob a ponte, e, a engenharia política que foi acionada, por motivos diversos, deverá apresentar os resultados desse exercício!
Grandes surpresas nos esperam nessa próxima eleição!
Se o Aécio for o candidato, aposto na Dilma de olhos fechados, pois, Eduardo Campos virá! Vocês do PDT, e o PMDB, serão assediados e terão os passes valorizados, pois, serão os fiéis da balança!
Que venham as porradas!
Abraços,
MARKITO DE SOUZA