quinta-feira, 11 de abril de 2013

DILMA é SARNEY DE SAIA, na economia!


O Planalto já trabalha com a possibilidade de o Banco Central elevar os juros na próxima semana, apesar de fazer uma avaliação positiva da inflação oficial de março. No mês passado, o IPCA avançou 0,47%, ante 0,60% em fevereiro. Fonte: Folha.

Na avaliação de auxiliares de Dilma, o BC pode decidir agir imediatamente mais para, no curto prazo, influenciar na formação das expectativas sobre a inflação. O efeito de médio prazo seria garantir que o IPCA se distancie dos 6%, iniciando trajetória mais consistente na direção do centro da meta, de 4,5%. Fonte: Folha.

 Comentário.

A Dilma e a equipe econômica, vem a demonstrar, inequivocamente, de que não estão preparados para conduzir a política econômica do governo, se é que tenha alguma.  Cada um fala, pensa e age de maneira dissociada, sem se importar com as metas do governo anunciado pelo Banco Central do Brasil.  Presidente Dilma, ministro Mantega e presidente do BC Alexandre Tombini falam línguas diferentes.  Isto é ruim para todos os atores da economia brasileira.  O Aero Lula está sem Plano de Voo.  É voo cego, mesmo!  Quando encontra pequena turbulência não sabem o que fazer para estabilizar o voo.

A meta de inflação estabelecida pelo próprio governo, quando mandou orçamento para o Congresso, previu que seria de 4,5%. Essa história de "teto" e "piso" da meta, admitindo variação de 2% para cima ou para baixo do "centro" da meta não tem importância nenhuma. O artificio foi criado pelo Banco Central, certo de que a meta perseguida fugirá do controle.  Por que, de repente, toca alarme, acende luz amarela, porque ultrapassou o "teto" (sic) de 6,5%?  Deveria ter-se preocupado quando estava fugindo da meta de 4,5%!

O governo diz que vai aumentar a taxa Selic.  O mercado financeiro sugere que faça isto.  Falam até em números, 3 tacada de 0,25%, para terminar o ano em 8% ao ano.  Sendo que a primeira, já neste mês, ou na pior das hipóteses na próxima reunião do COPOM.  Outra mentira inventada pela equipe da Dilma.  Os juros, sozinhos, não segura a inflação!  Se assim fosse, os EEUU, Alemanha e Japão estariam com inflação explodindo, respectivamente eles praticam juros de 0,25%, 0,75% e 0,10% ao ano.  Juros Selic altos, podem resolver, momentaneamente, crise de liquidez no sistema.  

A inflação é provocada pelo excesso de liquidez no sistema.  Uma pequena parte do circulante poderão migrar para os títulos do Tesouro, teoricamente, enxugando o mercado.  Teoricamente, porque na contra mão, o governo estimula o crédito através de bancos oficiais, despejando dinheiro no mercado.  É mais ou menos aquela história de tentar enxugar o gelo com o pano.  No caso o gelo é o Crédito Fácil e o pano é a taxa Selic.  O governo deveria se preocupar é com o tamanho do gelo, não o tamanho do pano.  Dá para entender, assim?

A inflação está comportado, segundo governo, porque está dentro dos limites da meta.  Esta história maluca de meta de inflação estar no intervalo entre 2,5% e 6,5%, que só doido pode entender.  E todos os agentes do governo e da iniciativa privada, entendem esta linguagem maluca!  Eu não entendo assim.  Se a meta da inflação é de 4,5% tem que ser 4,5% e pronto!  Agora, vai a bomba relógio! Eu já disse em outras matérias que há uma bomba relógio ligado.

A inflação está dentro da meta da Dilma, graças ao engessamento do dólar no patamar de R$ 2.  A inflação comportada embute defasagem de preço de combustíveis na bomba, impondo pesado ônus para a Petrobras.  A inflação está no patamar que está, porque o custo das térmicas ligadas, R$ 1,5 bilhão ao mês, não está sendo transferido para tarifas.  O engessamento não pode perdurar por muito tempo, sob pena de quebrarem empresas exportadoras privadas, Petrobras e Eletrobras.  Está cada vez mais próximo, a hora de onça beber a água.  

Impressiona-me muito, a calma da Dilma, sobretudo com os engessamentos.  Ela parece muito feliz.  Lembro-me, da cara do Sarney à época do congelamento de preços, parecia muito feliz.  Alertas ao Sarney, à época do Plano Cruzado, foram feitas, mas o Sarney optou em manter a popularidade em alta, em detrimento da correção do rumo.  Deu no que deu, explodiu!  A presidente Dilma, faz a mesma coisa.  Para manter a popularidade em alta, mantém engessado o mercado.  Se não fizer correção do rumo, no curto prazo, isto tudo vai explodir!  O primeiro sinal de alerta foi dado, o índice de inflação anualizada de março acima da meta.  Isto é apenas o começo!

Dilma é Sarney de saia, na economia!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

4 comentários:

tchibum disse...

Isso tudo poderá por a perder o REAL.

Daniel Cohen disse...

Saka,...

Bem,...ao menos o Sarney tinha seus "ficais". Dilma tem seu "consumidores gastadores", que de forma atabalhoada, mantém a ilusão do consumismo. Digo ilusão, por que a conta, seja via carnê ou impostos(o carnezão do leão),terá que ser, ou paga com nosso suor, ou pendurada na conta da inadimplência.

Dilma&Mantega, simplesmente não entendem NADA de economia! Eles estão certos de que o rabo é que abana o cachorro. Esquecem que a base da economia, é a poupança e não a gastança; que crescimento é produtividade e não "chutes" de bolas de cristal, desprovidos de nexo,que só fazem o Ministro Mantega(rançosa) ser o palhaço mór da república,...câmbio pode até ser algo manipulado(afinal que nação não dá uma mãozinha?), mas tem que ser feito com maestria, mantendo-o no centro da realidade factível para o bom andamento da balança comercial e mais: Inflação não é algo que admita brincadeiras ou margens folgadas. Inflação é um monstro que cresce assustadoramente; fica grande e ninguém mais controla ou domina! O bicho cria vida própria e engole principalmente bobalhões como Dilma&Mantega,..aliás, alimenta-se deles!

Como o colega acima, tenho respeitoso receio pelo destino do Real. Temo que tudo acabe em pizza, mas sem tomates e queira Deus que tenhamos ao menos o trigo nosso de cada dia,....

Não, Dilma não é o Sarney de saias,...na verdade é ele, nu!

Unknown disse...

Perfeito Sakamori , parabens pela iniciativa.

Eu trabalho com desenvolvimento de software para bancos de investimentos nos USA , e de 2 anos pra ca tenho visto muita transferencia de dinheiro muito dinheiro dos politicos brasileiros para bancos em Miami , eles sabem muito bem que o real vai implodir

sakamori10@gmail.com disse...

Prezado Alex,

Estas transferências duvidosas, vão ser facilitadas com a instalação, definitiva do BB Américas. Estou de olho, nisso!

Nos próximos dias, farei matéria sobre a conjuntura atual. Nuvens pretas no horizonte.

Qualquer informação confidencial poderá ser enviada no e-mail: sakamori10@gmail.com . O sigilo da fonte, sempre, será preservada.

Obrigado pelo útil comentário!