segunda-feira, 29 de abril de 2013

Eleições 2014. Aloysio Nunes vice do Aécio Neves? Comente.


Na semana que passou, o ministro Dias Toffoli do STF e virtual presidente do TSE para eleições de 2014 disse à imprensa que a movimentação em torno das próximas eleições não se configura campanha antecipada.  Disse ainda que é apenas movimento do jogo político, se referindo a presidente Dilma fazer campanha da sua reeleição no périplos pelo Brasil de norte a sul.  Se é assim o entendimento do ministro, não questiono, apenas aceito.

Desde o lançamento da candidatura à reeleição da presidente Dilma em 2014 pelo presidente Lula, em janeiro deste ano, já se posicionaram com intenção de se candidatar o Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB), Marina Silva (RS).  Sem considerar ainda a candidatura nata à presidência pelo PV, o ex-deputado Fernando Gabeira.  

A articulação ocorre na escolha do vice de cada chapa.  A presidente Dilma, já definiu pela manutenção do Michel Temer na chapa do PT em dobradinha com o PMDB.  Eduardo Campos do PSB e Aécio Neves do PSDB, estão correndo atrás de um nome de vice para compor a chapa no estado de São Paulo, maior colégio eleitoral do País, com cerca de 31 milhões de eleitores num universo de 140 milhões.  Antes mesmo que a composição partidária, é importante para os 4 postulantes da oposição, a escolha do vice para o sucesso nas eleições presidenciais.  No meu entender, a unidade da federação fala mais alto do que partidos.

Dentro deste contexto, o Estadão noticiou que o Aécio Neves (MG) teria confidenciado a um aliado o desejo de compor a chapa com o senador Aloysio Nunes (SP) do grupo político do José Serra.  Tem sentido a pretensão do Aécio Neves tentar composição com o senador Aloysio Nunes, pois ele tem mais densidade eleitoral que o Michel Temer, vice da Dilma.  Eu mesmo, em uma matéria deste blog, afirmei como alternativos ao nome Aécio Neves (MG), os senadores Alvaro Dias (PR) e Aloysio Nunes (SP).  Segundo o mesmo jornal, o senador Aloysio teria descartado a possibilidade.  Como na política não existe "não" definitivo, é uma possibilidade concreta.

Não sou analista político e sendo meu domicílio eleitoral do Paraná, não conheço as forças políticas, o suficiente, no estado de São Paulo para aprovar ou desaprovar o nome do senador Aloysio Nunes com vice do Aécio Neves.  O espaço de comentários, no rodapé deste blog, está destinado para as considerações dos leitores deste blog, até para aferir a consistência ou não da candidatura.  A discussão faz parte da política.  

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12 

Um comentário:

Unknown disse...

Enquanto o cidadao for obrigado a votar, vai continuar a bagunça que esta hoje. Sendo assim, ate este momento é tudo farinha do mesmo saco.