sábado, 27 de abril de 2013

PT dos mlitantes igual a ARENA dos militares


Entrei na Escola de Engenharia da UFPR em 1964. O golpe militar aconteceu em 31 de março daquele ano.  O regime militar permaneceu no governo por duas décadas.  As épocas foram duras, o "sistema" mandava em tudo, monitorava os indivíduos e agremiações.  Havia censura na imprensa.  Houve uma pequena distensão no governo Geisel, mas ainda com a ideologia da perpetuação no poder em nome do Estado.  

O regime militar, para dar "aparência" de democracia perante o mundo, criou-se a ARENA e MDB, depois substituído pelo PDS e PMDB, respectivamente.  A ARENA era o braço político do "sistema", sempre majoritário em número de parlamentares, apoiados pelos empresários com interesses econômicos.  Quando ameaçado da hegemonia, mudava-se as regras na tentativa de perpetuação no poder, tudo em nome do Estado.  

A saída daquele "status quo", só veio com a mobilização da população com movimento "Diretas Já", capitaneado pelo grande guerreiro Ulysses Guimarães do PMDB.  Falta hoje, uma figura como grande parlamentar paulista, que agregasse o pensamento da minoria, para confrontar o "sistema" de hoje, composto por militantes.  Militantes de hoje são como militares de ontem.  Querem usar o ARENA (PT e base aliada) para impor leis contrárias aos interesses da democracia no País.  Os papeis se inverteram hoje, os militares voltaram aos quarteis, mas vieram os militantes querendo impor o projeto de perpetuação no poder.

Como na nefasta lembrança do "pacote de abril" editados pelo general Ernesto Geisel, a presidente Dilma e o PT (Partido dos Trabalhadores), querem aprovar em regime de "toque de caixa", legislação que visa cercear o pleno funcionamento das instituições como o Parlamento, o Ministério Público e Supremo Tribunal Federal.  As instituições citadas são os guardiões da democracia no País.  

O Projeto de Lei 4470/12 oriundo da Câmara dos Deputados que dificulta a criação de partidos políticos e estabelece novos critérios para distribuição do horário gratuito de TV. Pelo novo projeto o PT passaria dos atuais 47% para 61%, deixando os 39% para serem divididos pelos partidos da oposição.  Ao partido da Marina Silva, segundo o Projeto de Lei, caberia 19 segundos no horário gratuito.

O PEC 37 é Projeto de Emenda Constitucional que retira do Ministério Público, seja Federal ou estaduais, o poder de investigação deixando apenas para as polícias, a tarefa investigatória.  Lembrando que se estivesse em vigor o PEC 37, não teria havido julgamento do mensalão e tantos outros processos de corrupção instaurado pelas investigações feitas pelo MPF e MP Estaduais.  

O PEC 33 é Projeto de Emenda Constitucional que, em última análise, retira o poder do Supremo Tribunal Federal a decisão sobre inconstitucionalidade das aplicações de leis.  O PEC submete "revisão" das decisões do STF ao Congresso Nacional, num claro objetivo de desobstruir, em última análise, os interesses do Poder Executivo.  

Três iniciativas, numa pancada só, para matar de vez a democracia no País.  As três iniciativas, embora, originárias da Câmara dos Deputados, representa interesse do Poder Executivo, representado hoje pela presidente Dilma, PT e partidos da base aliada.  Não venham os partidos da base alidada dizer que não tem nada a ver com as iniciativas.  Eles, os partidos aliados, ocupam uma boa parte dos 39 ministérios criados com interesse único de conseguir a maioria na Câmara dos Deputados.  

Com estas iniciativas, a presidente Dilma lembra um pouco o general Ernesto Geisel, apenas diferenciando na cor do uniforme, ela com vermelho e ele com verde.  Por outro lado, também, vem à memória a semelhança física e ideológica entre presidente Dilma e presidente Nicolás Maduro da Venezuela, ambos defendendo a revolução bolivariana.  Coincidência ou não, ambos impostos como presidentes pelos padrinhos Lula e Chávez, respectivamente. 

No fundo, no fundo, o povo, no qual me incluo, perdemos a vergonha na cara!  Não reagimos ao novo pacote de abril, simplesmente abaixamos as calças.  Perdemos a nossa dignidade! 

#DignidadeJá!

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori12

11 comentários:

Airton Leitão disse...

Que coincidência!
Ontem, na hora do almoço, conversava com um amigo sobre política quando me referi à criação da ARENA e MDB, um disfarce para a 'democracia', e eu disse que o primeiro era o partido o 'Sim', e o outro, do 'Sim Senhor'.

sakamori10@gmail.com disse...

Prezado Airton,

Hoje, repeteco de ontem. PT diz sim para Dilma e PMDB, o mesmo de ontem, diz Sim Senhora!

Só que agora, com piores intenções. Sim. Vamos roubar! Sim, senhora, vamos roubar!

Abraço!

Maria Madalena Prybicz disse...

- O pior é que sempre existe dois lados: o lado dos trabalhadores e o do empresariado! E o partido da Marina Silva ( Rede Sustentabilidade) é o lado dos empresários e companhia!

daniel disse...

Desse jeito as Forças Armadas poderiam voltar mas como estão avermelhadas, o povo que se dane já que os militares só levam cascudos de todo lado.

Unknown disse...

Nobre e querido Sakamori:
Em nome dos que viveram e vivem os ideais nacionalistas de 64, ocasião em que, sob a batuta de Fidel Castro, alguns irmãos mais afoitos se insurgiram contra o Estado de Direito e das Tradições de nosso país, dos que vieram a tombar no decorrer de suas sacrificadas vidas de dedicação e incompreenção pelo seu país, registro meus, não, nossos agradecimentos pela oportunidade de que temos sido alvo, com o espaço respeitado de seu Blog.

Por discrição, respeito, talvez, aqueles a quem defendo e com os quais, auxiliei a construir o agora desprezado e entregue a preço vil, a infra-estrutura brasileira, desde o fim dos Governos Militares, mantínham-se calados e amargando a versão mentirosa e leviana das esquerdas, pois que, não estávamos preocupados e não imaginávamos, que um dia, pudessemos chegar onde estamos políticamente!

Tenho procurado levar a você e aos nobre leitores seus, informações de espisódios alguns, que vivi ao lado de expoentes da vida pública de nosso país nos últimos 40 anos, para que façam o próprio juizo de valores sobre a época e o ocorrido!
Por não desejar me posicionar no relato, é muito provável que alguns, até com razão de pensarem, e desacostumados com a transparência no relato, acharem que não carrego nas cores contra o PT!
Que fique registrado, sou de direita mesmo, somente respeito as divergências de opiniões, de credo, de futebol, e de política!
Quanto ao mais, estou de saco cheio disso tudo que estamos passando desde o fim do governo do meu querido e estimado JOAO BATISTA FIGUEIREDO !

Tem se mudado os cachorros, mas as coleiras continuam incompetentes, e as mesmas !
Todo mundo discursa, mas, para a nação nada !
Essa história de populismo ainda vai acabar mal, pois, segundo dizem, a ascenção de menos favorecidos a classe média, irá quando enfrentarem adversidade, convulsionar o Estado, pois que, sairam de uma situação com o apoio e suor de todos nós, e, retornar a condição antiga, não o será sem luta !
Uma coisa é não conhecer, outra, conhecer e perder qualidade de vida !
Portanto, muita atenção nisso !

Outro fato, que necessito informar:
Não sou e jamais tive a preteção de tornar-me historiador, ou personagem com gabarito para retratar os fatos vividos na construção deste país!
Pela característica da maioria dos homens de armas, suas vidas, seua valores, sua discrição, não virão, e espero estar enganado, efetuarem seus comentários e visões sobre os momentos atuais, e, muitos formados pós Contra Revolução, já com outra doutrina nas Escolas das Forças Armadas, já que a componente Social se anexou ao de Segurança e Desenvolvimento de então!

Pelo assunto apaixonante dessa matéria, muito possivelmente, por desejar transmitir um conhecimento mais profundo dos tempos vividos, usarei mais de um espaço que comporta 4096 caracteres.
Mas pelo amor de Deus, saibam que é para dar mais espaço par desenvolver os parágrafos da matéria, e comentá-los o mais próximo possivel para compreenção dos 'ditadores ditos" daquela época !
Feito isso, encerro o presente bloco de justificativas!
Obrigado,
MARKITO DE SOUZA

sakamori10@gmail.com disse...

Prezado amigo Markito de Souza,

Em momentos distintos, talvez, tenhamos vivido em lados opostos, no entanto, o passado virou história do nosso País. Hoje, vivemos momentos, com certeza, do mesmo lado. Lutamos para que o Brasil seja País digno de todos nós.

Em nenhum momento desmerece, você ter participado da caserna. O movimento social é dinâmico, a realidade é diferente para cada momento da história. Perdem aqueles que não acompanham a evolução do mundo. Sobretudo, o mercado financeiro global é cruel. Não é feito para burocratas que seguem teorias econômicas elaboradas antes da II Guerra Mundial. A realidade é outra.

A convivência dos diferentes faz parte de uma sociedade civilizada. Muitos ousam respaldar em convivência de diferentes para praticarem atos vis, como roubalheira do dinheiro público.

O movimento iniciado para permanência no poder com o objetivo claro de dar continuidade no enriquecimento ilícito com dinheiro público, nunca devemos aceitá-lo. Por isso, estamos aqui de "plantão".

Retribuo a consideração que recebo, com um grande abraço!

Unknown disse...

Nobre amigo:
Grato pelas gentís palavras de que fui alvo, e agora se me permite:
No seu primeiro parágrafo, encerra dizendo que " os militares efetuaram a distensão, no entanto, ainda tentando permanecerem no poder em nome do Estado".
Isso não é verdade !
Importante que se saiba, olha isso é histórico !
Quando da edição do AI-5, para fazê-lo e assiná-lo, o JOSÉ MARIA ALCKIMIN, e o Gal COSTA E SILVA, ficaram retidos nas instalações da Marinha na Ilhla Fiscal no Rio de Janeiro.
Quando perguntado do porque, não queria escrever o dito ATO, respondeu o político mineiro:
- Minha preocupação é como os guardas de rua irão interpretar o referido texto! Ou seja, haveria excessos em nome do Ato, como houveram!
A Contra-Revolução de 31 de Março de 1964, foi resultante da insatisfação dos momentos tumultuados de agitadores, e de baderneiros que desagou na marcha mineira da TRADIÇAO, FAMILIA E PROPRIEDADE, e daí, na insatisfação dos militares que haviam sido agredidos com a introdução nas Casernas, de millitantes conclamando a insubordinação e o motim!
Sem contar, que na época, viviamos o tempo de Guerra Fria, com o recente episódio dos mísseis americanos, o embargo aos navios russos com destino a Cuba, e, o patrulhamento feito pelo líder do Oeste, que foi o EEUU.
Importante também que saibam, que na esfera da União Soviética de então, a UCRANIA, que seria o mesmo de SÃO PAULO, para o Brasil, também sofreram os que eram pró-americanos, os mesmos castigos que aquí no Brasil, os chamados comunistas !
Ou seja, West Point, a academia do exercito americano, difundiu entre os militares da América do Sul, convidados a efetuarem cursos e visitas, a doutrina de Segurança e Desenvolvimento, para evitar que algum país sulamericano bandeasse para o lado soviético, já que, Cuba já estava como uma base nas Américas !
Voltando ao texto, após o Presidente Castelo Branco, não iria ter mais nenhum Presidente oriundo das Forças Armadas, principalmente do Exército ! Porém, com a articulação da esposa do Gal Costa e Silva, a Dona Yolanda Costa e Silva, conseguiu armar para os construtores da Revolução e assim, extender para mais um mandato!
Ora, as Forças Armadas tinham e tem quadro de homens preparados para guerra, para operações, mas jamais, para gerirem o Estado e por tanto mais tempo! Houveram reações, pois que, já rodeado de Sarney´s esse grupo dee civis que estavam a desfrutar de mordomias e facilidades, buscaram a perpetuação, tal como foi dito hoje, no twitter do FAXINA NO PODER, pois o aparelho político do Estado ficou controlado pela UDN de José Sarney!
E olhe que ainda dura até hoje !
MARKITO DE SOUZA

bebethsal disse...

Só faltou dizer que hoje a oposição não tem ideologia política antagônica à base governista.E isso é grave por que estamos praticamente submetidos a um único partido !

sakamori10@gmail.com disse...

Prezada Bebeth,

Muito pertinente sua observação! Oposição não tem discurso! Fazer muito mais, é como concordar com a atual política!

Bjooo!

Unknown disse...

Continuando amigo:

"Aparente democracia com a criação do MDB E ARENA e as leis causuísticas para a manutenção do poder"

Descupe, mas, a Contra Revolução acabou por desejo antes de mais nada, dos próprios militares, que ja´não aguentavam mais, a bajulação, e a necessidade de estancarem os desejos inconfessáveis dos civis de sua volta!
Mais, de anularem a luta predatória que se desenvolveu nas Forças, e principalmente, no Exército, com a chamada 5a.Estrela, ou seja, o da Presidencia da República, e mais, com o sub-julgo das outras armas ao da INTELIGÊNCIA, pois, quem fosse para a inteligência, acelerava seu classificação no Almanaque e assim alçava sua promoção mais rapidamente!
Isso virou um inferno na Cazerna, e, daí a luta surda contra a Inteligência, e, a tentativa de anulação das articulações dessa OM, pois que, começou-se a sentir oficiais de primeira grandeza, os da inteligência e os outros, base de nossas Forças Armadas até hoje!
Foi um momento na história, e, novamente, os predadores de plantão de então do lado civil, conspiraram novamente com aqueles que ouviram o canto da sereia!
Desse episódio é que se solidificou um consenço nas Forças, sobre a necessidade de acabar com o sentido político da inteligência, tanto internamente, como externamente, com o tão decantado e temido SNI!

Aí começou o fim do SNI, o fim da inflluencia dos civis que aparelhavam o órgão, e que influia dentro das Forças!
Os militares não estavam gostando da transformação de um órgão de assessoria extratégica para o país, como já disse, persseguiamos tirar o país do 3o. Mundo, e vê-lo transformar-se em instrumento de lóbbie, para políticos e empresas !
E nessa luta de mercado, quem as estava fiando, eram os militares, que na realidade, não tinham nada com a coisa!
Daí, desaguar na luta que se travou entre o Serviço de Inteligência das Forças, principalmente, do Exercito, que comandava toda a inteligência nacional, e o SNI, que abrigava na sua direção oficiais do próprio Exercito e das outras Forças!
UM DEFENDENDO OS INTERESSES DO ESTADO BRASILEIRO, o outro, DEFENDENDO SEM SABER OS INTERESSES POLÍTICOS E COMERCIAIS DE GRUPOS QUE O CERCAVAM !

No próximo bloco, encerro !

MARKITO DE SOUZA

Unknown disse...

Encerrando meu amigo,

Relato-lhe como foi a pá de cal que o Centro de Inteligência do Exercito, acabou com o SNI !
Foi com o rumoroso caso " VON BOUGARTHEN ", ou o "yellow cake ", onde o intestino do órgão veio a público com a morte desse empresário, e assim, imobilizando as articulações dos oficiais, que por uma questão de respeito não declinarei pois já morreram,E que desejavam assumir a Presidência da República !
Paralelamente, acontecendo isso, estava o ERNESTO GEISEL, seu irmão, e outros tantos mais, a conspirarem para devolução do poder aos civis, ao contrário do que dizem hoje!
Naquela época, o Ulisses também se equivocou, quando disse, se referindo a uma intevenção do Presidente Geisel que:
CARRANCA NAO ERA SINAL DE SERIEDADE !
Muito atual, me parece !
Ou seja, meu nobre Sakamori, meus caros e pacientes amigos leitores do Samurai, com este ou aquele erro de datas, pois como já disse, não sou historiador e nem tenho competência para tanto, essas a informãções que entendo de interesse aqueles que amam e se interessam por este país, contado que o é, por um espectador privilegiado da vida política de seu país nos últimos 40 a 50 anos!
Quanto aos acontecimentos recentes de tentativa de golpes sob o manto da legalidade, como lá, Deus estará atento, e nós, de plantão como muito bem disse o nosso grande benfeitor, o nobre SAKAMRORI !
Esperando em Deus, e na sabedoria dos homens que estes momentos sejam logo ultrapassados, desejo a todos, meus mais sinceros votos de um excelente fim de semana com a família !
B_R_A_S_I_L !!!

MARKITO DE SOUZA