terça-feira, 14 de maio de 2013

Você escolhe: Dilma é mentirosa ou incompetente ?


Na presença do presidente alemão, Joachim Gauck, no Encontro Econômico Brasil-Alemanha, novamente, a presidente Dilma Rousseff culpou os países desenvolvidos pela perda de competitividade dos produtos brasileiros, disse ela.


Disse Dilma: "Apesar de possuirmos um mercado interno sólido, o recrudescimento da crise e sua longa duração não deixaram a economia brasileira incólume", disse. "As volumosas injeções de dinheiro dos países ricos pressionaram pela valorização das moedas de países em desenvolvimento, afetando a competitividade de nossos produtos, entre outros fatores." Fonte: Folha.

Comentário.

Pelas sucessivas declarações da presidente Dilma, denota-se a falta de conhecimento sobre a economia globalizada.  Novamente, dirigindo-se ao presidente Alemão, ela disse que o culpados dos nossos problemas são eles.  Para Dilma os vilões dos problemas da economia brasileira são os países desenvolvidos.  Esquece-se ela, de que aqueles países que são consumidores dos nossos produtos de exportação.  Os chineses compram, apenas, parte da nossa pauta de exportações.  

É mentira a afirmação da Dilma de que as injeções de recursos externos afetam o desenvolvimento dos países em desenvolvimento, pelo contrário, elas são vitais.  A China, Rússia, Índia estão em franca expansão por conta dos investimentos estrangeiros diretos naqueles países.  Eles estendem tapetes vermelhos para entrada de dólares para investimento direto, em fábricas.  Pelo que ela disse, o Brasil prefere capital especulativo para financiar a dívida pública interna do que investimento direto (IED) para criar empregos. 

Ao contrário do que Dilma afirmara, o investimento estrangeiro direto (IED) tem sido fundamental para fechar a balança de pagamentos do País.  O Brasil é deficitário em conta corrente nos serviços, que compreende a remessa de juros e pagamento de serviços, como royalties e patentes.  O balanço de pagamento do ano passado, fechou quase zerado porque houve investimento estrangeiro direto (IED), para cobrir o déficit na área de serviços.  Investimento estrangeiro direto (IED) tem sido importante fator para o crescimento do País.  Sem ele, a situação econômica do Brasil estaria bem pior.

Creio que Dilma está com síndrome bipolar, como eu afirmei em matérias anteriores.  No front interno, manda Mantega e Tombini segurarem o dólares, apreciando o real, como âncora da política econômica (sic).  Bem ao contrário do que afirmara ser contra a apreciação do real, a orientação para equipe econômica é no sentido contrário.  No front externo critica os países desenvolvidos pela apreciação do real.  Por isso e outras que a presidente Dilma, virou piada no exterior.  

E assim, na política bipolar, estamos promovendo a maior desindustrialização do País dos últimos tempos.  Nos governos Lula e Dilma, o setor industrial que respondia por 25% do PIB, em 2003, hoje não ocupa nem 17% do PIB, segundo CNI.  Um dos poucos setores que ainda está crescendo, é o da indústria automobilística.  Diga-se de passagem, graças aos investimentos estrangeiros diretos (IED).  Se parar a indústria automobilística, turbinado pelo Crédito Fácil e Crédito Barato, aí o bicho pega, o País para.  Até onde vai a expansão da indústria automobilística, não sabemos.  Só sabemos que estamos perto da saturação de mercado.

Chego a conclusão de que a presidente Dilma é mentirosa ou incapaz.  No mínimo, ela está com síndrome bipolar.

Ossami Sakamori, 68, engenheiro civil, foi professor da UFPR, filiado ao PDT.  Twitter: @sakamori1

6 comentários:

José Lopes disse...

Hehehehe você não tá dando mole...

Unknown disse...

Nobre e querido Sakamori

Vivemos a época da ciranda midiática, onde o que dizem e ou produzem, tem que virar verdade para justificarem suas carteiras comerciais!
Assim sendo, porque não mais um ensaio ?
Lamentávelmente,o grande povo, a macificação dos votos, acompanha essa midia mentirosa, pois, mantem em constante mobilização as massas, e o combustível, ha que ser a mentira agradável aos ouvidos do Rei e de seu séquito!
O lamentável é que mais uma vez, a nação paga um preço altíssimo, com a imobilização do capital produtivo, a desnacionalização, o fechamento das vagas para trabalho, pois, continuamos a perseguir a imagem e não a produtividade!
Pode faltar pão em casa, mas, usar LACOSTE, andar de MERCEDEZ, viajar para MIAMI, isso não!
Queremos nos espelhar, mas falta-nos, algo imperioso nesse tocante, respeito e guarda de tradições no tocante a seriedade ! O país vivencia um dos mais altos níveis e falta de seriedade de sua história !
Portanto,somado as outras tentativas de manipulação , com algumas inclusive, conseguidas, recebemos mais esta!
Por formação, não me sinto confortável a ditar se a Presidenta é isso ou aquilo! Pode ser até que sejam as duas coisas, implementadas pela blitzcrieg exercitada intra paredes do Palácio, com a pressão de um lado do Itamaraty, e do outro, os paladinos da economia
Existem muitas pressões por aqui que o grande publico não conhece! O cidadão está presidente, mas não consegue imlementar tudo que deseja não !Somado a isso, temos um Congresso expúrio,desprovido de valores, de representantes, que viabilizam toda sorte de desatinos pela falta de compromisso com a nação e com os bons costumes! Foca-se muito contra a Presidência, esta ou aquela, mas os problemas estão o Cogresso que não cumpre sua missão constitucional, de legislar e fiscalizar as ações govenamentais! Estou cansado disso, meu amigo! E triste vermos nosso país a deriva! E num momento que poderia sair por cima, com todas as adversidades no mundo atual !
Portanto, para encerrar, estou mais propenso a acreditar que são as duas coisas, consequentes que são no caso, da incompetência e subserviência de sua assessoria!
Abraçando-o com carinho<

MARKITO DE SOUZA

mirna cavalcanti de albuquerque pinto da cunha disse...

Bom dia, professor!

Interessante seu artigo. E parabéns pela coragem - são poucos os que a tem. Já há anos, qundo 'nossa Guia' ainda não o era - mas candidata a sê-lo, escrevia eu sobre suas 'escorregadelas linguísticas' quando se pronunciava. Tem melhorado seu falar, mas o conteúdo carece de credibilidade, pois discursa sobre o que claramente desconhece, Não entendo a razão - mas sabe-se o prejuízo que causa à imagem do país, essas declarações sem sustentação na realidade. Nem todos são 'tontos'...
Quando resolve falar 'de improviso', aí revela-se ainda mais fraca. Notei dia desses que se dirigia a uma repórter, chamando-a de 'querida' - e repetidas vzs... Verdade seja dita: no que se refere aos 'nés', quase não mais os diz...

Um excelente dia!

Fraternal abraço,

Mirna Cavalcanti de Albuquerque.

sakamori10@gmail.com disse...

Prezado Markito,

Permita-me discordar sobre manipulação da imprensa. Pelo contrário, a imprensa se omite, a ponto de um blogueiro como este ter que chamar atenção para os fatos. A imprensa está mais para divulgar release do Palácio do Planalto do que qualquer outra coisa.

Quanto ao comentário sobre a responsabilidade de governar recair ao Congresso, vem frontalmente contra o regime presidencialista, como é o nosso caso. Quem não tem compentência para governar, que fique em casa e não se meta a governar o que não entende! A tarefa de governar uma Nação é tarefa para poucos!

Um abração!

Unknown disse...

Sakamori amigo:

O texto que escrevi é similar ao seu, só que, dizendo de outra forma, que para suas carteiras comerciais, de publicidade, editais, etc., transformaram-se em receptores de release !
Quanto ao Congresso, a construção da Constituinte, transformou um monstrengo nosso Sistema de Governo, pois que, deu-se poder para uma insituição que precisa de voz, para em nome da população buscar o seu destino!
Lamentávelmente, que dotada por quem está dotada!
Daí, essa loucura e pelos interesses, colocar o Congresso de cócaras, ao Executivo, pela absoluta falta de condição moral de boa parte de seus integrantes!
Quanto a dar porrada, tenho batido na Casa que me abrigou por 44 anos, com Constitucionalistas como JOSAPHAT MARINHO, AURO SOARES DE MOURA ANDRADE,e outros comprometidos com a coisa pública e com a nação como parlamentares, e com um corpo técnico de estatutários que não se permitiam aos desmandos de hoje!
O CONGRESSO ENQUANTO NAO SE CORRIGIRVIR SERÁ ISSO AI!
servir ao Rei, mas, Jefferson Peres, amazonense, antes de deixar-nos , disse: AO MEU REI TUDO, MENOS MINHA HONRA !
O Congresso é parícipe das conquistas, e das mazelas perpretadas na nação, sim senhor!São legitimam as ações!

MARKITO DE SOUZA

MARKITO DE SOUZA

Anônimo disse...

Um pouco de cada opção essa e a verdade.