quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Revolução bolivariana é aqui !

Estadão, ontem. Uma marcha do Movimento dos Sem Terra (MST) realizada em Brasília nesta quarta-feira, 12, acabou em pancadaria na Praça dos Três Poderes, interrompeu a sessão no Supremo Tribunal Federal e levou a presidente Dilma Rousseff a agendar para esta quarta um encontro com seus integrantes no Palácio do Planalto.

Comentário. 

O PT prova do seu próprio veneno.  O MST foi o braço armado dos movimentos sociais que levou o PT ao poder.  Durante o governo Lula, os movimentos de ocupações de prédios públicos foram tratados com leniência pelo poder público.  Durante os 8 anos do governo Lula o MST foi tratado como movimentos social legítimo.  De forma indireta ao movimentos foram canalizados verbas públicas para o MST poder se organizar.  Emblematicamente, o Lula, chegou a usar o boné do MST em cerimônia pública.

O PT da Dilma está cada vez mais distante dos movimentos sociais como MST.  Segundo MST, no ano passado, foram distribuídos 7 mil lotes para assentados, numa demanda de 90 mil.  Deixando os números de lado, o fato que PT mudou de foco.  O foco, no segundo mandato do Lula e no mandato da Dilma, passou a ser empresários de comportamentos duvidosos, como as famílias Batistas.

Dá-se impressão de que o MST, de certa forma, ainda obedece as ordens do PT.  A tentativa de ocupação do STF é sinal claro da existência da ascendência do PT sobre o MST.  O que tem a ver o STF com o atraso da reforma agrária?  Praticamente, nada!  Movimento de 15 mil pessoas, vindo de diversos pontos do país, não deve ter custado barato.  Em tese, os acampados não tem nem dinheiro para comer e recebem cestas básicas para manutenção.  Donde vem o dinheiro para tamanha manifestação?  Movimento espontâneo, não é.  Alguém está financiando o movimento, isto ninguém tem dúvida.

A leniência do governo Dilma para com os baderneiros fica cada vez mais evidente.  O ministro da justiça José Eduardo Cardozo, segundo imprensa, teria recebido minuta de mudança de lei para conter manifestações violentas das ruas, apresentados pelos governos do Rio e São Paulo, em outubro de 2013, mas nada fez para tramitar com urgência no Congresso.  Só mesmo morte de um repórter da TV para desnudar a falta de vontade política do governo Dilma para resolver os problemas causados pelos baderneiros.  

Isto tudo que vem acontecendo me lembra bem, a fase bolivariana ao estilo Hugo Chávez na Venezuela.  Ele, Hugo Chávez, se manteve no poder até a sua morte, com sucessivas manobras, estimulando e financiando os movimentos sociais de base.  O Hugo Chávez tinha o poder de voto, porque os movimentos sociais lhes garantiam votos necessários para sua permanência no poder, até a morte.  Parece que o Lula copiou o esquema Hugo Chávez, até na sua sucessão.  Hugo Chávez botou um poste para sua sucessão, o Nicolás Maduro.  Lula botou Dilma para sua sucessão, tal qual Hugo Chávez.  E Dilma vai usar diabo para tentar manter-se no poder como Nicolás Maduro está tentando.  Qualquer semelhança é mera coincidência.  

No Brasil, a revolução bolivariana já está no poder!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori




Nenhum comentário: