sábado, 22 de março de 2014

Economia e política. Resumo da semana.

Hoje, estou sem assunto específico para escrever. Na área política, fervendo o assunto da maracutaia da Petrobras.  Na área policial, prisão do ex-diretor da Companhia que teria feito o parecer e que Dilma diz não ter lido.  O principal suspeito da lavagem de dinheiro, preso, Alberto Yousseff,  ameaça botar boca no trombone.  Já disse que recebeu alguns milhões de dólares de uma empreiteira. 

 O fato é que o assunto Dilma x Petrobras vai render muitos dividendos para a oposição.  E, na prática, a Dilma e Sergio Gabrielli poderão ser investigados e condenados nos EEUU, pela operação fraudulenta da compra da refinaria de Pasadena, sob investigação do MPF e Polícia Federal.  Nem sei, porque o assunto veio a baila somente agora, uma vez que este blog já denunciou o fato há mais de 1 ano. 


 Na área política, na semana que vem deve ser votado o Marco Civil da Internet, com novo texto acordado entre Dilma, PT/RS e Dudu Cunha, PMDB/RJ. O texto foi modificado a ponto de inviabilizar a pretensão da Dilma de censurar as redes sociais, via banco de dados destas.  O pano de fundo será a equalização dos tráfegos de diversas origens e formatos de arquivos eplas companhias telefôncias, assunto, que é de competência da Anatel.  Não havia necessidade de lei para regulamentar sobre prestação de serviço pelas concessionárias de telecomunicações. 

Sinal de alerta vem do IPC-S, a prévia da inflação oficial, o IPCA. Há sinais claros de que a inflação está em linha ascendente.  Alguns analistas, acham que o último aumento da taxa Selic foi insuficiente. Acham, agora, que o aumento deveria ter sido de 0,5%.  Depois de onça morta, todo mundo quer virar caçador.  De qualquer forma, embora de forma equivocada, a próxima reunião do COPOM deve aumentar, novamente a taxa Selic, para 11% cravados.  Lembrando que a minha tese é bem diverso do pensamento do mercado.  A taxa Selic para mim, não é remédio para inflação, mas apenas termômetro da fragilidade da política econômica.
Outra preocupação latente é uma eventual racionamento de energia elétrica, devido a escassez de chuvas, no próximo inverno.  Os níveis de reservatórios estão no limite mínimo, só visto em 2001, quando motivou o racionamento de energia na gestão FHC.  As usinas térmicas estão com carga plena.  Diante da situação, o País está totalmente dependente do regime de chuvas deste outono e do próximo inverno. Digamos que Dilma está torcendo para São Pedro, não a abandonar, no projeto de reeleição.


No mais, vamos acompanhando o desenrolar.  Vou colocando a par dos novos acontecimentos na área política e na área econômica, no seu devido tempo. O momento merece atenção em ambas áreas!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori

4 comentários:

Cassiano Freitas disse...

Parabéns. Ótimo resumo dos acontecimentos da semana. E com eles estou de pleno acordo. De fato essa questão da Petrobrás promete dar dor de cabeça a presidente Dilma e deverá render alguns dividendos para a oposição. E ainda são sérias as ameaças de alta da inflação e de racionamento de energia. Se não houver uma mudança no cenário, poderemos ter reviravoltas na política.

Ricardo S Bispo disse...

BOM DIA SAKA,

A QUESTÃO DA INFLAÇÃO ME PARECE TÃO SIMPLES, APESAR DE NÃO TER FORMAÇÃO.
A CONTA DA ENERGIA,(TERMOS), JÁ ESTÁ EM 40 BILHÕES HOJE. A MEDIDA POPULISTA DE BAIXAR A CONTA RECAIRÁ SOBRE O TESOURO.
A REBELDIA DO BLOCÃO IRÁ CUSTAR MAIS ALGUNS BILHÕES. A PETROBRÁS ALGUNS ANOS ATRÁS ERA A 12° EMPRESA MAIS VALIOSA DO MUNDO, HOJE SALVO ENGANO É A 120° E JÁ PODE IR PRO GUINESS COMO A GIGANTE QUE MAIS PERDEU VALOR. MESMO COM A CONTABILIDADE CRIATIVA, ACENA COM PREJUÍZO. A CONTA DA COPA VAI PASSAR DE 30 BILHÕES, O BNDES AINDA TEM A CONTA DO PORTO EM CUBA E DO METRÔ DE CARACAS SOMADAS AOS GENEROSOS EMPRÉSTIMOS PARA MANTER FUNCIONANDO PRECARIAMENTE A INDÚSTRIA RAQUÍTICA E SEM A MENOR CHANCE DE COMPETIR NO MERCADO EXTERNO. DÉFICIT COMERCIAL EM UM ANO RUMO AOS U$100 BILHÕES, FUGA DE INVESTIDORES E CANCELAMENTO DE INVESTIMENTO DIRETO. JUROS EM ALTA PRESSIONANDO O DÉFICIT PÚBLICO QUE JÁ CHEGOU NA ESTRATOSFERA,CARGA TRIBUTÁRIA EM ALTA,
AGRONEGÓCIO REALIZANDO PERDAS DEVIDO A ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. TARIFAS DE TRANSPORTES REPRESADAS E O PREÇO COMBUSTÍVEL IDEM. A INADIMPLÊNCIA ESTÁVEL COM VIEZ DE ALTA MESMO COM A RESTRIÇÃO DE CRÉDITO. ESQUECI DE ALGO?
AH! ANO DE ELEIÇÃO AS IMPRESSORAS DA CASA DA MOEDA NÃO PARAM DE IMPRIMIR CÉDULAS.
O MERCADO INUNDADO DE REAIS PRESSIONA O DÓLAR OBRIGANDO O BANCO CENTRAL A INTERVIR, REDUZINDO O SALDO DAS RESERVAS INTERNACIONAIS. NO ENTANTO MAIS DINHEIRO NA MÃO DO CONSUMIDOR, AUMENTA O CONSUMO. O EMPRESÁRIO PREFERE AUMENTAR OS PREÇOS Á AUMENTAR A PRODUÇÃO, POIS NÃO CONFIA NO GOVERNO E NA ECONOMIA.COM ISSO A INFLAÇÃO DISPARA OBRIGANDO NOVA ALTA DE JUROS.
ACHO QUE OS JUROS FECHAM O CICLO.
BELO CENÁRIO. É UMA BOMBA COM O TIMER LIGADO. RESTA SABER SE EXPLODE ANTES OU DEPOIS DE OUTUBRO.

Unknown disse...

Com muito pouco Collor foi derrubado pelo povo nas ruas, Dilma já ultrapassou os limites.

sakamori10@gmail.com disse...

Amigo Ricardo,

Gostaria de discordar de você, mas não posso. Você falou as verdades. Todas com números, grosso modo, próximos da realidade. E a conjuntura econômica, também.

O timer da Dilma está acionado para depois das eleições deste ano. No entanto, tenho o mesmo pensamento que vc expressa. Será que a bomba relógio vai obedecer o timer? Há possibilidade concreta de explodir antes.

Parabéns pelo comentário! Contamos com vc, sempre, aqui no blog!

Ossami Sakamori