segunda-feira, 21 de abril de 2014

Dilma, estou preocupado é com o Brasil !

Sinto pólvora no ar. A inflação voltou com força total. Quem vai ao supermercado sabe do que estou falando.  O dinheiro está perdendo de valor rapidamente.  O índice oficial da inflação, IPCA, é uma tremenda enganação.  Não sei se rio ou choro, com o anúncio do governo de inflação dos últimos meses ter alcançando a meta de 6,5%.  



Infelizmente, vou ter que dizer a verdade com todas as letras. O governo Dilma perdeu o controle da inflação no País.  O índice oficial do governo parece uma brincadeira!  A inflação do setor de Alimentos e Bebidas que indica oficialmente 37% ao ano, já estourou há algum tempo. Grosso modo, índice do setor se aproxima dos 100% nos últimos 12 meses. É o setor que mais influencia no bolso do trabalhar e do cidadão comum.  

O erro sistêmico na formulação da política econômica (sic) vem causando o distanciamento da inflação oficial da inflação do bolso.  Apesar de engessamento do câmbio e de preços administrados do governo, a inflação já disparou.  Só não sente, quem não quer enxergar.  Foi assim, no governo Sarney.  O adiamento do controle da inflação, pelo medo de perder a popularidade, se tornou cada vez mais difícil e deu no que deu, inflação do último mês do governo em 80%.    



A inflação que estamos vivendo hoje, não é consequência de medidas tomadas no curto e médio prazo nos últimos meses.  Não é o aumento da taxa Selic que segura inflação, nem tão pouco segurar o câmbio no atual patamar que vai resolver a situação. A inflação é de expectativa.  O povo já percebeu que o governo perdeu o controle.  A essa altura, o povo já não faz mais comparações de preços, não negocia. O povo aceita o aumento de preço com naturalidade, assim vai acabando com a competição entre os fornecedores de produtos e o preço da mercadoria nas prateleiras vai subindo sem o freio.

Como demonstrado na matéria do dia 18 deste mês, sob o título: Dilma, inflação não se domina no gogó!  Os governos Lula e Dilma, aumentaram em muito a base monetária, ou seja dinheiro em circulação, quer seja em papel moeda ou em moedas escriturais representados pelos títulos do Tesouro (que tem liquidez imediato).  Não deu outra. A inflação veio com força total.  Não tem outra saída, senão enxugar liquidez do mercado.  E a Dilma não  faz.



Tirar dinheiro da circulação, este governo não vai fazer, independente de candidato ser Dilma ou Lula.  As medidas de contração da liquidez, causa impopularidade.  E a impopularidade não é o que o governo PT quer neste momento.  Inflação não é como cavalo domado em países civilizados.  Inflação é como cavalo selvagem no Brasil, muito difícil de domar.  Para dominar cavalo selvagem terá de ter adestrador experiente e não adestrador fajuto, incompetente.  

A Dilma é amadora na administração financeira.  Era tudo mentira a imagem que vendeu à época da campanha presidencial de 2010.  A Dilma além de ser inexperiente na administração financeira, ela Dilma é incompetente. Dilma tem atributo que poucos tem: ela é mentirosa descarada.  A fama de aluna não tão aplicada no curso que frequentou em Porto Alegre, faz jus. Ela, me disse colega de turma, é uma exímia jogador de sinuca.  Pois, ela colocou o Brasil na sinua do bico!
Leitores, se preparem.  Se continuar assim, poderá vir uma hiper inflação até o final do ano.  Pios, Dilma e sua equipe não são capazes de domá-la. Isto é que me preocupa mais do que o próprio fenômeno da hiper-inflação.  Estou pouco lascando se Dilma ou Lula vai ganhar ou não eleições. Estou é preocupado com o meu Brasil, sil, sil, sil !!!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori


2 comentários:

Marcio Humberto Possaitti disse...

Ou seja iremos chegar aos 11 % diz MANTEGA mas também disse que poderá se estabilizar no fim do anos... Duvido.

Cassiano Freitas disse...

Parabéns. Ótimo artigo. Como sempre você saca informações que interessam de perto a todos nós brasileiros. E de fato, a sensação que temos hoje é que a inflação real não é a mesma apresentada pelos índices oficiais do Governo. E isso é muito ruim para um país que se preza. Não é possível que um Governo que se diz democrático faça uso de manipulação de índices inflacionários. Espero que o Governo não esteja fazendo isso propositadamente. Se desejar ler o nosso blog, acesse: www.ideiasefatostucujus.blogspot.com.br.