Receba novas matérias via e-mail adicionando o endereço

sábado, 10 de maio de 2014

Promessas de Campanha

Por Raphael Werneck



Programas de Governo ou Promessas Eleitoreiras ?

Os dicionários da língua portuguesa definem promessa como o”Compromisso de fazer, dar ou dizer alguma coisa”.

Quando se fala em promessa, vem logo ànossa mente a idéia de  um juramento. Essa idéia ganha mais força, ainda, quando aquele que prometelevanta a mão espalmada  e diz : Eu prometo!!

Em época de eleições,os candidatos ao cargo eletivo de maior representatividade , comoé o caso disputa para a presidência da república , apresentam em seus discursos seus Programas de Governo ou as suas Promessas de Campanha.

Até que ponto essas promessas devem ser levadas a sério? Serão elas cumpridasou serão apenas promessas eleitoreiras , assim entendidas as que foram  feitas com o objetivo de  angariar votos e esquecidas após as eleições?

Fazendo um levantamento das 5 últimas eleições, ou seja, das que elegeram Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998, Luís Inácio Lula da Silva em 2002e 2006 e Dilma Rousseff em 2010 podemos verificar que todos, sem exceção, em suas campanhas prometeram fazer isso ou aquilo e essas promessas mal saíram do papel, isso quando saíram.

Analisando as promessas desses candidatos, constatamos, segundo levantamento de diversos sites de economia,quetanto FHC como  Lula nas duas eleições que concorreram e ganharam,fizeram promessas eleitoreiras, ou  seja  promessas que não cumpriram.

Entre as feitas por FHCtemos a relativa à realização de uma reforma fiscal, que aumentaria a receita e diminuiria o número de impostos.  Cumpriu? Não. A carga tributária brasileira seguiu crescendo. E ao brasileiro continuou restando uma parte pequenado salário.

Atualmente, segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) , o Brasiltem 63 impostos e os brasileiros  trabalham 5 meses só para pagar imposto.

JáLula criou o Programa Minha Casa, Minha Vida, que previa a construção de 1 milhão de habitações a um custo de R$ 47 bilhões, segundo balanço feito, tinha até dezembro/2009 apenas 1.221 casas construídas e só 367 mil casas foram contratadas até 26 de março de 2010, o que representa apenas 35% da meta.

Além disso, ele prometeu a Reforma Tributária e Política em 2002, a Transposição Rio São Francisco para2010 e  a auto-suficiência de Combustível.  Nada disso foi cumprido. Foram falsas promessas.

E a Dilma?

A atual presidente, segundo site de José Agripino do Partido dos Democratas(DEM),  em sua campanha, prometeu e não cumpriu no que se refere às  áreas da:

a) saúde:a construção de  500 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e oito mil Unidades Básicas de Saúde (UBS). O governo diz ter entregue nesses três anos 173 UPAs, sendo que em 2013 o ritmo foi lento, com apenas 29 unidades entrando em funcionamento. Para cumprir sua meta, a presidente terá de fazer em 2014 11 vezes mais unidades que no ano passado;

b)educação, a  não criação das  6 mil creches e pré-escolas;

c)habitação, na qual ela prometeu 2 milhões de casas para o Programa Minha Casa e Minha Vida e não entregou essa quantidade. E as que entregou são imóveis de péssima qualidade, como foi visto e constatado nos do Condomínio Campo Verde em Vitória da Conquista(BA) que depois de 3 meses já apresentavam rachaduras por terem sido construídos em área de alagamento aterrada; e

d) contas públicas em que prometeu transparência e não cumpriu como comprovam o uso indevidos dos Cartões Corporativos .

Como vocês podem ver pelas promessas relatadas acima, Nunca Antes um Governo como o PT prometeu tanto e não cumpriu.

E agora? O que esperar das promessas que serão feitas?

Os brasileiros, a meu ver, devem analisar de formaisenta de qualquer partidarismo as propostas de campanha da candidata a reeleição  e as dos candidatos opositores .

Nessa análise, os brasileiros deverão também levarem  conta    o que os partidos desses candidatos, bem como os  de seus aliados, fizeram pelo Brasil  e o que eles podem oferecer para que o nosso País  possa ser conhecido não como um dos países de maior violência urbana e sim como aquele que erradicouo analfabetismo e  elevou o nível de  seu sistema de saúde pública.

Folcloricamente, dizem queo ato de cruzar os dedos significa que se está  prometendo algo falsamente.

É isso que você quer? Como diz Confúcio: “Verifica se o que prometes é justo e possível, pois promessa é dívida."


Raphael Werneck

@werneck_raphael




3 comentários:

  1. Parabéns. A essas alturas dos acontecimentos não poderia haver melhor assunto para ser abordado aqui. Tema de extrema relevância, já que estamos em ano de eleições e precisamos ficar mais uma vez atentos às promessas que são feitas a cada pleito. Até por um dever de consciência, devemos ficar alertas para sabermos quais os candidatos que estão levando a sério as promessas formuladas no período das eleições. Vamos cobrar dos eleitos os compromissos assumidos. Promessa é compromisso.

    ResponderExcluir
  2. Sonhar é o alimento do brasileiro.
    Tomara que o Brasil ganhe a a Copa do Mundo e sejamos coroados(novamente) como campeões mundiais da burrice,apesar de todo o proselitismo de bla,bla,bla...
    Vamos continuar votando com as URNAS ELETRONICAS,esperando ganhar uma loteria,a cada eleitor.Vamos continuar sonhando(temos outra opção?).Feliz de quem pode ir embora daqui...

    ResponderExcluir
  3. Exatamente como disse- promessas eleitoreiras! Sabemos disto e continuamos a votar erradamente ... Haja vista o número de processos pesando sobre deputados e senadores, a corrupção grassando, a Justiça fazendo ouvidos de mercador... 50 andorinhas não farão o verão em um país de 200 milhões de habitantes...

    ResponderExcluir

Não há censura ou moderação nos comentários postados aqui.
De acordo com a legislação em vigor, o editor deste blog é responsável solidário pelos comentários postados aqui, inclusive de anônimos.