segunda-feira, 2 de junho de 2014

Copa 2014. Aeroportos inconclusos!


Presidente Dilma inaugura mais uma obra inacabada, o Aeroporto Internacional Tom Jobim, ou popularmente denominado Galeão, no Rio de Janeiro.  Isto é resultado da improvisada preparação da Copa 2014.  Lembrando que o Aeroporto Tom Jobim foi, recentemente, sua exploração concedia à iniciativa privada.  

Minha rotina de negócios privados, faz-me utilizar os aeroportos de Guarulhos, Campinas, Curitiba e Galeão no Rio de Janeiro.  Constato que aos meus olhos, os referidos aeroportos estão em obras.  Dificilmente, os aeroportos de Curitiba, Campinas e Galeão estarão concluídos até daqui a 12 dias, a data de início dos jogos da Copa 2014.

O Aeroporto Internacional Franco Montoro, o de Guarulhos, as obras estão praticamente concluídos, porém as principais empresas aéreas do País, a TAM e a GOL, não irão operar nos novos terminais, por falta de adequação das suas equipes de terra.  Isto já anunciados pelas próprias companhias aéreas.


Quem é usuário dos aeroportos citados, sabe que, ao contrário dos maiores aeroportos do mundo, não existem sinalizações para que os usuários possam se localizar. Imagino, desde já, os estrangeiros se perdendo nos corredores dos aeroportos.  Nem há serviços de informações ou de atendimento para os estrangeiros.  As sinalizações são confusas.  E por aí, vai. 

Sou usuário constante destes terminais e eu sei a dificuldade que os passageiros encontram para obter qualquer tipo de informação.  Os atendentes dos "check in", por exemplo, sequer sabem prestar informações adequadas para os passageiros em "português", imagine em "inglês" ou outra língua.  As companhias aéreas não tem preparo para atender demanda repentina de estrangeiros nos balcões de atendimento.  

O País não se preparou para enfrentar a demanda que o governo Dilma estima receber, isto é, 700 mil estrangeiros no período da Copa 2014.  A não ser que seja mentira, os números do governo, os estrangeiros que virão para o Brasil, se confirmados, O Brasil passará vergonha. Ficará conhecido ou confirmado que o Brasil é um País de improviso, de que nada aqui é tratado com seriedade. 


Dilma inaugura obras inacabadas, como sempre!

Ossami Sakamori


Nenhum comentário: