domingo, 24 de julho de 2016

O contexto do "O Leopardo" por Mônica Maria Ventura

Por Mônica Maria Ventura
em resposta à matéria 
Quieto! Governo Temer vai utilizar reserva de R$ 38 bilhões


Prezado Professor,

O contexto de vosso Artigo me recorda uma grande lição exarada num clássico da Literatura Mundial, "O Leopardo" de Tomasi Di Lampedusa, quando numa determinada situação, um dos personagens, percebendo a necessidade de adaptar-se para sobreviver a uma nova realidade, diz assim: "Se nós não estivermos presentes (na revolução), eles aprontam a República (vivia-se, então, a Monarquia). Se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude".

Assim, estamos nós, neste Brasil, pois, como em vosso texto bem explicado está: "Pela lógica, não tem como o País ter crescimento sustentável, privilegiando o sistema financeiro em detrimento ao sistema produtivo. O adágio popular guarda coerência com a realidade brasileira: os lobos estão cuidando do galinheiro".

Desta forma, pergunto: alguma vez na história política da nossa Nação os "lobos" estiveram ausentes do poder?!

Se nosso Povo brasileiro não procurar se esclarecer e atentar para os engodos, abusos e falácias... Se não demonstrar sua insatisfação com o "status quo", ou seja, com o estado do passado próximo e atual das coisas... Realmente, tudo terá mudado para que tudo continue como sempre foi.

Como recomendastes, caro Professor, a "matéria" está nos meus arquivos, voltaremos a ela em dezembro/2016, e como eu gostaria que, até lá, as coisas realmente tomassem rumos novos!

Obrigada, professor Sakamori!
Paz e bem!

Mônica Maria Ventura













@mmventura

6 comentários:

Unknown disse...

Concordo em número e grau. Em nenhum momento nossos galinheiros deixaram de ser cuidado por lobos e abusivamente ñ precisam mais de disfarces. Pensando com a verdade, tudo mudará para ficar como sempre foi. Gostei muito do seu estudo que ñ sei como, completou minha maneira de pensar.

Monica Maria Ventura Santiago disse...

Prezado Professor Sakamori,
Muitíssimo obrigada por sua generosidade ao transformar meu comentário em matéria de destaque em seu excelente Blog!!
Sorrisos! Sucessos!
Paz e bem!!

Monica Maria Ventura Santiago disse...

Obrigada, Célia!
Nosso pensamento se encontra na realidade dos fatos!
Paz e bem!!

Monica Maria Ventura Santiago disse...

Prezado Professor,
Peço licença para acertar a frase, conforme publiquei no comentário originalmente:
"Se quisermos que tudo continue como está, é preciso que tudo mude."
Obrigada!!
Paz!!

Oliveira, WA disse...

Querida e estima Mônica, tão pertinente é seu comentário sobre a atual realidade brasileira. TUDO ESTÁ POR FAZER.. E pelos mesmos que SEMPRE estiveram aí prometendo mudanças INEXISTENTES. Creio que a REFORMA Política Brasileira se dará, APENAS com uma Constituinte EXCLUSIVA que possa EFETIVAMENTE mudar esta bagunça que já está Instituida pelos Lobos de Sempre. Abraço fraterno.

Monica Maria Ventura Santiago disse...

Obrigada, amigo!
Por sua presença e a gentileza de seu comentário!
Sorrisos!
Paz e bem!!