sábado, 3 de setembro de 2016

Falta o gatilho na economia!


Henrique Meirelles declarou na reunião de negócios entre empresários da China e do Brasil, em Xangai, de que "as previsões são de um crescimento de 1,6% em 2,5% em 2018. A tendência histórica do Brasil é ter taxas substancialmente maiores e vamos voltar a crescer ao redor de 4% em média", segundo agência de notícias.

No entanto, segundo a pesquisa Focus realizada pelo Banco Central entre economistas, a expectativa é de crescimento de 1,23% do PIB em 2017 e 2% em 2018. Não sei de onde o ministro da Fazenda Henrique Meirelles foi buscar o número superior à expectativa do mercado. No seu discurso ele disse como que fosse opinião dos empresários a sua própria. Coisa de gente que acha que é dona da verdade. Vamos engolir mais esta.

Henrique Meirelles próximo de completar 4 meses à frente da equipe econômica, não apresentou ainda, nenhum plano para saída da grave crise econômica que se meteu o País. Vamos lembar que a atual crise econômica é a prior desde 1929, ano da depressão mundial. O plano de ajuste fiscal é insuficiente para tirar o País da encrenca que se meteu. 

Meirelles limita-se a apresentar o plano de ajuste fiscal através do PEC do "teto" dos gastos, que nada mais é do que o "piso" dos gastos do governo federal. Na prática a PEC é uma Emenda Constitucional que substitui a Lei da Responsabilidade Fiscal de 2001. O PEC estabelece como o teto o "déficit primário" de 2016, que na prática servirá como piso dos gastos para próximos 20 anos. 

A equipe econômica apresenta como plano de investimentos do governo federal as concessões de serviços públicos de infraestrutura no País, sob forma de Parcerias Público-Privado. No entanto, o objetivo está claramente definido de prover "arrecadação" com os ágios nos leilões das concessões. Meirelles precisa de R$ 50 bilhões de ágios nos leilões para fechar as contas do Orçamento Fiscal de 2017. Ministro da Fazenda conta com o aumento de impostos, se a receita sobre concessões não alcançar os objetivos traçados, isto ele já deixou bem claro. 

Na gestão da presidente Dilma, fiz críticas contundentes sobre a falta de um efetivo Plano de Desenvolvimento Sustentável. O governo Temer, à frente da equipe econômica o banqueiro Henrique Meirelles, parece seguir o mesmo caminho da presidente Dilma, sem apresentar um plano que mostre aos agentes públicos e privados, o destino seguro e próspero para o País, para que ele entre no trilho do desenvolvimento sustentável.  Henrique Meirelles parece estar muito mais preocupado em proporcionar renda real (5% ao ano) aos investidores especulativos nacionais e internacionais, do que o destino do País. 

Ajuste fiscal é meio, não o fim. Sem o gatilho (plano de desenvolvimento sustentável) o País continuará à deriva no oceano da incerteza, como dantes. Acorda agentes públicos! Acorda, economistas! Acorda, empresários! Acorda, povo! 

Ossami Sakamori

5 comentários:

Eli Reis disse...

As vezes temos a impressao de que falta não só o gatilho, mas a arma toda.

Eli Reis disse...

As vezes temos a impressao de que falta não só o gatilho, mas a arma toda.

daniel camilo disse...

Pois é. Henrique Meireles, Renan Cheiros, Lewandowski, Teori,....e tantos outros ainda trabalham para o Lula. Só não vê quem não quer. Meireles trabalha para Lula sair candidato em 2018. Quem ainda não acredita que foi um acordão o aconteceu na 2ª votação no Senado dando direito a Dilma ser elegível também não acreditará quando ver Lula candidato. Pode até ser preso mas será solto porque ele é uma bomba ambulante. Lula sabe de todas as tramoias de todos os Partidos Políticos. O povo brasileiro sempre foi considerado gado levado para o abatedouro. Michel Temer é do Pmdb mas Renan é quem controla a maioria nas casas pois ele, Renan(Pmdb) é o Pres do Senado Federal e Maia(Pmdb) é o Pres da Câmara dos Deputados. Tanto é que Michel Temer não gostou da tramoia dos próprios pmdebistas sem o seu conhecimento. Termino reafirmando que Meireles vai controlar os empresários e o povo para que não haja uma revolta contra a economia mas, melhora mesmo para o povão vai ser difícil pois Meireles trabalha para os banqueiros e para a volta do Lula. Precisamos urgentemente de uma limpeza geral nas Instituições brasileiras.

joao trindade disse...

Nada vai mudar, além de dissimulações.
O revólver que a ilustração mostra é para que o povo atire na sua cabeça, pois êsse regime podre que aí está não tem compromisso com o povo. Nunca seremos um país livre e com identidade própria. Sempe estaremos nas mãos de quadrilhas organizadas que se beneficiam entre si. Nada mudou, na prática.

Anônimo disse...

O gatilho na economia virá ainda neste ano de 2016.
Aumento da energia elétrica, dos combustíveis, re-invenção da CPMF e outras coisinhas ¨necessárias¨. Corte nas despesas do governo... para que se o contribuinte paga e não reclama?