segunda-feira, 13 de março de 2017

Até tu, Aécio?

Crédito da imagem: Folha

Nem tudo é flor para os tucanos. A grande imprensa divulga com destaque o recebimento de doação do senador Aécio Neves, PSDB/MG, do grupo Odebrecht, para a campanha presidencial de 2014. Segundo depoimentos "vazados", o senador tucano Aécio Neves teria feito pedido de doação ao grupo Odebrecht, quando se viu em situação difícil no quadro de pesquisas no primeiro turno, com possibilidade de não entrar para o segundo turno das eleições daquele ano. O codinome do senador na planilha do grupo Odebrecht seria o "mineirinho", segundo o empreiteiro.

Os leitores deste sabem que fiz campanha à favor do Aécio Neves nas eleições de 2014, após a morte do governador Eduardo Campos. Os fatos estão registrados neste blog. Apesar de ter sido eleitor do Aécio, atualmente filiado ao PV, não me furtarei em registrar atitude não republicana do senador mineiro, aliás, muito comentado pela imprensa. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. 

Independente do que venha acontecer no quadro político do País, creio que a melhor forma de passar o país a limpo é deixar que as Instituições da República funcionem dentro da normalidade, previsto na Constituição. Que a Justiça dê o seu veredicto final deste caso, "sem paixões", apesar desta estar "contaminada", com posições notórias de cada ministros do STF. Ainda assim, vamos acreditar na "probidade e independência" dos ministros do STF em relação aos julgamentos dos políticos, do Aécio e dos outros que deverão ocorrer à partir das "delações colaborativas" do grupo Odebrecht, com o foro privilegiado. 

Brasil merece ser passado a limpo!

Ossami Sakamori


9 comentários:

Unknown disse...

Acho impossivel político se manter no poder sem doações,na ciranda das cadeiras empresários, são reféns do modelo implantado.Todos os políticos e partidos fazem parte do esquema pois nos resultados de eleições eles casam apostas dos 2 lados da pelea para não haver chances de perder licitações.

Anônimo disse...

Em realidade, vemos político brasileiro fazer disso profissão e não atividade destinada a lutar pelos interesses da nação e do povo. Isso vai, desde a vereança até a presidência, como se tem visto. Isso não fosse verdade a realidade seria outra e não é.

daniel camilo disse...

Nosso sistema político está falido. Vereador, Deputados, Senadores, Presidentes, Governador e Prefeitos não deveriam ganhar fortunas para trabalhar, pois isso atrai os "profissionais em ganhar dinheiro" e não os realmente interessados em trabalhar para a nação brasileira. Nosso sistema político está apodrecido. Quando um dono de mercado vê uma batata podre dentro de um saco de 60 kilos ele tira a batata podre para não estragar as demais. Assim mesmo ele terá que lavar as outras batatas pois o cheiro ruim tira o valor das que ficaram perto. O povo terá que retirar as batatas podres da política(não votando neles) e lavar as que ficaram perto mas não se contaminaram( dando nova chance em eleições futuras).

Anônimo disse...

Lá atrás, na Roma antiga, antes de ser assassinado, famoso imperador disse a célebre frase : Até tu, Brutus?
Não parece ser mera coincidência o fato citado?
A História costuma repetir fatos (mudam as coleiras...).

Anônimo disse...

Esse trecho: "Ainda assim, vamos acreditar na "probidade e independência" dos ministros do STF em relação aos julgamentos dos políticos, do Aécio e dos outros que deverão ocorrer à partir das "delações colaborativas" do grupo Odebrecht, com o foro privilegiado" foi escrito pelo Senhor mesmo, Senhor Sakamori?

daniel camilo disse...

Sakamori deve estar está dando o último voto de confiança na Democracia; eu não confio mais. Acho que só uma revolta da população ordeira(não os pelegos do PT) fará com que os Políticos tomem vergonha na cara e ditos magistrados do STF interpretem a Carta Magna ao pé da letra, sem paixões políticas.

Anônimo disse...

Seu Saka,

O trilhão e carne assada afanado do BNDS não evitaria essa "Reforma da Previdência?
Sou totalmente analfa de economia, mas some dinheiro no mensalão, some dinheiro no petrolão, some dinheiro no BNDS e os trabalhadores é que terão que pagar a conta não se aposentando nunca mais?

Ivan Figueiredo disse...

Parabéns Professor Sakamori por expor suas opiniões como fomentadora de debates e orientadoras face a seu bom ângulo de visão do todo.
Faço de suas esperanças as minhas, espero que o STJ tome decisões justificadas a todos e à luz da Lei. Que não se perca a oportunidade de depurar a nossa classe e formato políticos.

Contrato com setor público: Costumei a ouvir e faz mais de 35 anos, o seguinte: 'todos os bons contratos nas esferas públicas tem "DONO - Fornecedor"; não adianta 'bicar' a ordem, escolhe e manda quem tem a caneta...' - É com esta manobra que os supostos caixas políticas recebem contribuições de caixa 2... O perigo deste formato é o grande assalto praticado via preços superfaturados ou produtos dito "entregues" sem ser entregues de fato; comissões de contrato são fichinhas perto disto...

Aprendi que é o sistema que faz o homem; sistema frouxo corrompi as ações dos homens e, sistema rígido, disciplinado, ético e justo mantem o homem bom na linha e ainda corrige os maus... Parte do sistema começa na educação do LAR e depois na vontade de cada um de nós em agir dentro da LEI e exercer a plena cidadania lutando pelo certo em vez de apontar a lei apenas para os outros e ficar a levar vantagem em tudo...

Professor, faço aqui um pedido para que o senhor escreva algo sobre a previdência do brasil, se há mesmo défice e porquê, pegando a deixa do comentário do Leitor Anônimo acima.

Ivan Figueiredo disse...

O Aécio é um dos mais sujos políticos dos últimos 25 anos... Basta ver todas as acusações e escândalos de corrupção e de improbidade nos quais ele é protagonista junto com seus fiés aliados, a maioria de suas artes foi no estado onde ele mandou e manda, MG.
Também há muito de grande corrupção e assaltos aos cofres públicos,por parte da cúpula do PSDB de São Paulo, que comanda aquele estado há anos, com orçamento gigante... PODER E DINHEIRO DEMAIS NA MÃO DE QUEM ESTÁ BLINDADO é um perigo ainda maior...
Como anda o processo de cartel e roubo do metrô de São Paulo que o MP disse em 2013 ter desviado mais de 600 milhões de reais? KD 0 mensalão de MG? O mensalinho de Brasília? - Só aparece os escândalos se for para ajudar os piores a manipular o 'gado' para atingir objetivos torpes... kkkk Incrível...
Vamos pra frente e aproveitando este nosso momento para crescer mais rápido como cidadão...
Já votei no FHC, já torci pelo Aécio e já fui filiado ao PSDB do meu estado... Ou seja, já fui cego de visão...

Talvez seja o momento de cidadãos de bem, não corrompíveis, de fundarem um PARTIDO e tentar assumir o comando deste país maravilhoso...