terça-feira, 21 de março de 2017

Eleições em Lista Fechada

Crédito da imagem: Estadão

Segundo grandes jornais, principais lideranças da Câmara dos Deputados, incluído o presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, DEM/RJ, defendem a Lista Fechada. Leio no Estadão de que o ministro Dias Toffoli, que sucederá a ministra Carmen Lúcia na presidência do STF, à partir do meado de 2018, é também favorável à Lista Fechada nas eleições de 2018.

Todos os deputados envolvidos direta ou indiretamente na Operação Lava Jato que investiga a ladroagem na Petrobras, são favoráveis à Lista Fechada. Certamente, os ministros envolvidos na Lista da Odebrecht, também. 

Lista Fechada é utilizada em alguns países desenvolvidos do mundo, para preservar os "feudos" de políticos "tradicionais".
Aplicar Lista Fechada nas eleições brasileiras, justamente, no meio de investigações da maior ladroagem que o País já teve notícia, parece um legislação eleitoral "encomendada" para os parlamentares corruptos.  De certa forma, impede a renovação dos parlamentares em cada eleição. 

O eleitor vota na "legenda". Isto quer dizer que o eleitor vota no partido ou na cabeça de chapa da "coligação", se esta continuar existindo. Na máquina que tem possibilidade de fraude, para votar no deputado federal ou estadual, o eleitor votará no número do partido ou na "legenda" que encabeça a chapa de deputados.  Deputado: número de dois dígitos e plim, plim!

O partido ou a legenda registrará no TRE de cada região uma "lista pré-ordenada" de deputados, escolhidas em convenções de cada partido ou coligação para aquela eleição. Em resumo, os "caciques" dos partidos, os atuais mandatários, obviamente, estarão no topo das listas de deputados federais e estaduais. É uma espécie de "cadeira cativa" para os atuais deputados, tanto federais como estaduais. 

Resumindo. A Lista Fechada ou a Lista Pré-ordenada tem apenas o objetivo de manter os atuais parlamentares, citados nas listas de empreiteiras da Lava Jato, com o "foro privilegiado". Nada mais!

Ossami Sakamori

11 comentários:

Unknown disse...

Nossa democracia está sofrendo a maior CONSPIRAÇÃO nunca antes vista. A arma e o remédio mais salutar a ela que é a ALTERNÂNCIA do poder, já não efetuada pela sociedade, está agora sendo minada por espertalhões.

chegamos até aqui então, neste CAOS generalizado onde nossas empresas, nossas instituições de cabo a rabo neste Brasil, estão contaminadas pelo péssimo exemplo de ex presidentes e de parlamentares de trinta e cinco legendas, ávidos pela necessidade de se manterem imunes ao pagamento de seus mal feitos.

O Brasil, está sangrando. Os médicos que se apresentam com curas milagrosas fazem parte da cuia enlameada. Outros são extremamente honestos por ainda não haverem conseguido entrarem nesta cuia.

Luciano Neves disse...

E lamentavel ver nosso pais agonizando, e vemos que todos os politicos de alguma forma estao envolvidos, a impressão q da que muito pouco será feito. Pois está claro que os donos do poder e do dinheiro não irão largar o osso. E a cada escândalo parece que as coisas pioram mais, pois a briga e para que ficará no poder, mesmo q para isso tiverem q quebrar o Brasil....

Anônimo disse...

Essa gosma só tem uma saída :
Declarar guerra à China e pedir arrego antes da invasão.
Seremos escravos chineses, com direito à comida e roupa (pelo menos). Alguém tem saída melhor?

Anônimo disse...

E há quem duvide que já não somos a Coréia do Norte...

Anônimo disse...

Essa cara lisa é de tanto usar óleo de peroba MADE IN BRAZIL.

Anônimo disse...

LAXANTE THOFÓLLI PRESIDENTE?


6 tão é de sacanagem

daniel camilo disse...

Imaginem a lista fechada do PT(Lula, Dilma, Suplicy...). Ou o povo se revolta de verdade, ou os militares se revoltarão(não os Generais) mas os praças(cabos e sgtos das Forças Armadas, polícia militar e bombeiros). Daí é um passo para cúpula das FAs tomarem o poder. Atualmente eles mesmo não querem mas se forem forçados.............

Anônimo disse...

Isso é o mesmo que CIRCO-BRASIL, onde o palhaço é o povo.

Anônimo disse...

LISTA DE FACHADA

Mharcolla, Bheira Mhar, Xico Picadin, Galheiros, Rumiro Juca, Jarber Basbalho, etc. Né pra zonear de vez?

Anônimo disse...

Entrega essa bagaça logo para a Venezuela...

Anônimo disse...

Lamentável termos "permitido" chegar nesse estágio atual. Nós,"TEM QUE SER DITO", somos os responsáveis por isso. Nós... além de trabalharmos e estudarmos, assistíamos futebol, novelas, Fantástico, etc., e pulávamos carnaval, cantávamos MPB e o escambal. Enquanto isso todos políticos se organizavam, se articulavam e preparavam o "Terreno". Tiveram 32 anos para construirem toda a estrutura do poder que hoje nos fazem de reféns. Resta-nos somente as ruas para prtestarmos, pois irmos para o "pau" e mudarmos na Raça requer algo que a maioria não tem : 'coragem de morrer pela Pátria'.