terça-feira, 12 de setembro de 2017

Bovespa busca os 100.000 pontos!


Já vou avisando aos meus leitores de que não sou analista do mercado financeiro. Brinco de investir no mercado financeiro e oriento alguns poucos amigos investidores conservadores a escolherem papeis que lhes deem segurança. No entanto, devido a grande demanda, vou fazer alguns poucos comentários que talvez possam servir de referência para decisões em investimentos na Bolsa de Valores.

O índice Bovespa, ontem, fechou nos 74.319 pontos, o melhor índice deste anos, após período prolongado de baixas, em função da "depressão" da economia. A pergunta que os meus leitores tem me feito se o índice Bovespa baterá os 100.000 pontos e quando baterá. Não sou cartomante, mas vou arriscar o palpite. 

Vamos esclarecer, de princípio, de que investimentos em ações é "especulação". É resultado da "especulação" sobre o futuro da economia, no caso da economia do Brasil. Não é bem como o ministro da Fazenda Henrique Meirelles afirma sobre o "grau de confiança", o "especulador" não está muito preocupado com tal "grau de confiança" do Meirelles. Se prevalecer a opinião do Meirelles, a Bolsa de Valores deveriam estar operando em baixa, em função do grau de confiança do governo Temer estar em baixa. 

Especulação por especulação, vamos aos números. O índice Bovespa bateu em maio de 2008, antes da crise financeira mundial, 73.516 pontos. Se corrigir pela inflação oficial, IPCA, o índice alcançado à época corresponderia hoje a cerca de 127.000 pontos. Se corrigir pela variação do dólar do período, o índice corresponderia a 135.000 pontos.

Vamos à resposta à pergunta dos leitores, se o índice Bovespa pode alcançar os 100.000 pontos, a resposta me vem na ponta da língua. O índice Bovespa tem margem para bater e ultrapassar os 100.000 pontos com total facilidade. No meu ponto de vista, o índice de 100.000 pontos poderá bater ainda neste ano ou no início do próximo ano. O mercado financeiro já desistiu de levar em conta o "efeito Temer". Com Temer ou sem Temer na presidência da República, a Bolsa de Valores entrou no caminho ascendente com o objetivo de "buscar" os 100.000 pontos. E ponto final. 

Bovespa busca os 100.000 pontos!

Ossami Sakamori



6 comentários:

Anônimo disse...

Seu Saka,

Infelizmente para Vossa Senhoria continuarei fazendo minhas colocações idiotas no seu blog. Tentei ir embora, mas não consegui chegar nem no Paraguai. O Lula de Bragança e Bourbon fez com a minha economia pior que o furacão Irma fez com o Caribe.
Então é isso !!! Me aguente ...

Daniel Camilo disse...

Artigo bem explicativo; para quem tem dinheiro para investir ou já investe. Logicamente que o Sr escreve para todos: ricos e pobres mas, infelizmente, para a maioria da população que é pobre, a Bovespa é só mais uma palavra e para quem ainda está empregado e teme perder o emprego, o fundo do poço ainda não chegou. Quiçá em 2018, com um Presidente íntegro e trabalhando arduamente, depois de alguns anos até eu possa investir na Bolsa de Valores.

Anônimo disse...

A quadrilha petralha juntamente com Joesley Safadão assaltam o fundo de pensão do funcionários da Petrobrás e quem paga a metade do roubo são os aposentados.

INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE

joao trindade disse...

Triste realidade brasileira.
O mais triste é que, também, os militares (alto escalão) foram cooptados e nada fazem ou farão por nós.

Anônimo disse...

Resposta de um colega ao comentário do Lula sobre médico ser frio, calculista e dissimulado
"Caro Ex presidente.
Sou médico.
E sim, sou frio.
Frio o bastante para não chorar quando vejo um recém nascido morrer por falta de equipamentos e medicação nas UTIs.
Frio para não me descabelar frente a duzentas pessoas que entopem o pronto socorro logo pela manhã buscando desde uma palavra de apoio para suas crises existenciais até um procedimento que lhes salve a vida.
Frio para não sair correndo em desespero dos centros cirúrgicos onde falta sangue para a operação, onde o bisturi elétrico não funciona, onde a máquina de respiração artificial falha.
Frio para dar conforto e alento às famílias que devo comunicar a morte do parente, do pai, do filho, que faleceram pela falta de recursos desviados por políticos e empresários inescrupulosos que se unem para, "como nunca antes na história deste país", assaltar os cofres públicos.
Também sou calculista.
Calculo as chances de morrer em um assalto tentando chegar ao trabalho.
Calculo as contas que não sei se irei pagar com meu salário que sempre atrasa, isso quando sou pago.
Calculo a idade em que não mais irei me aposentar e se chegarei até lá com alguma saúde.
Calculo por quanto tempo mais poderei aguentar um plantão após o outro, quantas horas a mais além das habituais 60 por semana devo fazer para pagar a escola dos filhos, o aluguel da casa, a compra do mercado.
Sou também um dissimulado.
Finjo não ver o descalabro moral que invadiu o país.
Simulo estar contente com as condições que tenho para tratar das vidas que me são confiadas.
Me engano acreditando que haverá uma luz no fim do túnel para a Medicina no Brasil.
Mas acima de tudo, sou Médico.
Apesar de você. Apesar do PT. Apesar dos políticos que estão acabando com este país, eu vou levantar pela manhã e lutar com todas as minhas forças pelo bem de meus pacientes.
Estou livre para poder fazer isso até quando Deus o desejar.
Ao senhor, espero que pague por todo dano que fez a esta nação.
Então, de maneira calculista e com alguma dissimulação, lhe digo: Prepare-se.
O Frio lhe aguarda"

Retirado do Facebook

daniel camilo disse...

Psicopatas como Lula, Dilma, Dirceu, Gleisy, Temer,...não tem sentimentos. Eles são como robôs que agem conforme programação e, no caso das pessoas citadas, agem para surrupiar, roubar, enganar e NUNCA confessam ou aceitam seus crimes. Acham que suas ações são altruístas e beneficiam à todos. Na verdade, são doentes mentais como Hitler e tem que ser isoladas por serem nocivas a sociedade e persistentes em seus propósitos.