sábado, 2 de setembro de 2017

Brasil saiu do quadro de depressão!


O governo Temer anunciou o PIB do segundo trimestre deste ano em 0,2% de crescimento em relação ao mesmo período do ano passado. Isto é uma notícia positiva porque, tecnicamente, fecha o ciclo de "depressão" que o País viveu por longos dois anos.  O Brasil saiu do quadro de depressão!

Há pouco mais de três meses, no dia 17 de maio, postei matéria: A depressão chegou no fundo do poço? Naquela ocasião, o governo anunciava o crescimento do PIB do primeiro trimestre em 1,12% e número de demissões de trabalhadores com carteira assinada, praticamente, em estabilidade. Apenas com um indicador, não poderia afirmar àquela oportunidade o que estou a afirmar hoje.

Naquela matéria afirmei que:  uma certa falta de didática dos jornalistas e analistas econômicas ao expor sobre o "momento econômico", sobretudo por causa dos indicadores, muitas vezes conflitantes. O fato é que a "tendência" da economia só é confirmada quando há repetição de tendência positiva ou negativa em dois trimestres consecutivos. Tentar definir tendência da economia baseado apenas em dados de 1 trimestre é como tentar adivinhar o resultado de uma maratona nos primeiros 100 metros. Há que maratonista correr pelo menos 1.000 metros dentre 42 km para poder definir os favoritos. 

Seja como for, independente do que venha a acontecer no futuro, podemos afirmar que o Brasil saiu da "depressão". É verdade que o número apresentado é perto da estabilidade, mas é um indicador que não deixa nenhuma dúvida de que o País saiu do quadro "recessivo". O crescimento do PIB por dois trimestres sucessivos, mostra que o País entrou no rumo do crescimento econômico. O número é "pífio", mas é um indicador importante para economia do País.

O Brasil só não apresenta indicadores positivos mais expressivos por conta da "instabilidade política" e do "déficit primário" ou o "rombo fiscal" bastante expressivo.  O governo Temer tenta conter o "déficit primário" deste ano e do próximo ano em R$ 159 bilhões, apesar de "tentar" conter o gastos nos níveis de 2016, corrigido pela inflação do mesmo ano. Não resta nenhuma dúvida que os "rombos fiscais" são os "freios" para o crescimento econômico sustentável do País. Infelizmente, o governo Temer não está fazendo o "dever de casa", a gastança continua solta. 

Pelos indicadores apresentados, o Brasil deverá terminar o ano com o crescimento do  PIB entre 0,5% a 1%, segundo os analistas econômicos, no que este blogueiro acompanha.

Brasil saiu do quadro de "depressão"!

Ossami Sakamori
@SakaSakamori


7 comentários:

Unknown disse...

Nossa tendência a se auto destruirmos não irá funcionar como pêndulo nesta balança? Digo isso porque no ano que vem as eleições presidenciais e as novas denuncias contra o presidente tendem a tentar tirar o Brasil do rumo proposto, uma vez que para quem está fora, o CAOS é uma gigantesca arma de convencimento de voto...

Eli Reis disse...

Nossa economia é forte e dinâmica, consegue andar apesar dos políticos e sua roubalheira desenfreada.
A corrupção atrapalha, incomoda e faz milionários, tirando da população a oportunidade de compartilhar de maneira adequada a riqueza do Brasil.
Os governos esquerdopatas aprofundou essa situação.

HS Naddeo disse...

Serei um discordante do otimismo porque a política não permite, e a essa próxima semana - e as próximas - prometem muita toxina no ventilador. Podemos estar tecnicamente fora da depressão, mas continuamos sendo um país deprimido, comprimido, oprimido pelas sucessivas notícias de corrupção e de imaginar como poderia ser o país sem ela. Mas fica nisso também, na imaginação, porque, de fato, ninguém faz nada contra. Todo mundo paga impostos e continua a financiar a manutenção dessa vergonha. Temos números melhores, mas o ladrão continua tomando conta do cofre. Não dá pra ser tão otimista no meu modo de ver as coisas.

sakamori10@gmail.com disse...

Infelizmente, poucos prestam atenção no conteúdo da matéria. Muitos tiram conclusões precipitadas sobre minha posição pessoal.
Nesta matéria, estou apenas a apresentar conclusão técnica sobre o quadro da economia do País, sem paixões. Brasil saiu da recessão ou depressão.
Vamos deixar claro que sou contra a "matriz econômica" adotada pelo governo Temer. Mas, o quadro da economia, neste momento, é de saída da depressão ou recessão. A verdade tem que ser dita, sem maquiagem.
De coração, independente da política, sou à favor do Brasil.
Continue opinando. Não há censura nem mediação nos comentários dos que queiram usar este espaço.
Obrigado!

joao trindade disse...

Bom dia, professor Sakamori.
É de dar inveja o seu otimismo. Parabéns, pois isso também contagia. Deus nos dê o privilégio de sua presença sempre ativa.

Anônimo disse...

Seu Saka,

Economia independe da política? Desculpe a imbecilidade da minha pergunta, mas Vossa Senhoria tem leitores incautos também. Como pode um país destroçado politicamente ter crescimento econômico? A "mão invisível do mercado" é quem dita as normas independentemente de qualquer outra força?


Zé Lesado

daniel camilo disse...

Enquanto o Brasil "saiu" da depressão, meu vizinho entrou. Ele e sua esposa foram demitidos da Empresa em que trabalhavam. Agora é torrar o que resta da caderneta de poupança e, seja o que o "deus" Meireles quiser.